Silvina Ocampo. A escritora que inventou o seu mistério para não ter de se explicar

Sibila, feiticeira, um mistério que continua por desvendar fora das letras mas que levou para a sua literatura a capacidade rara de captar o assombro e as sombras do real. Pérfida, cruel, sensual, excêntrica, Silvina Ocampo chega a Portugal quase 30 anos depois da sua morte, com dois livros em simultâneo. Já não há desculpa para não conhecer uma das grandes autoras de língua espanhola.

Foto
© Herdeiros de Silvina Ocampo

No cemitério da Recoleta, no bairro com o mesmo nome de Buenos Aires, não existe uma placa com o nome de Silvina Ocampo. Essa ausência na sepultura da família reforça o mito da grande escritora que esteve sempre na sombra. Escolha sua? Consequência do meio em que viveu como mulher de Adolfo Bioy Casares, amiga íntima de Jorge Luis Borges, irmã mais nova de Victória Ocampo — essa sim, extravagante, famosa, a primeira mulher a entrar na Academia Argentina de Letras, tão poderosa que só teve uma rival à altura no país: Eva Perón

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários