PDR e MPT querem Nós, Cidadãos! banido das autárquicas pelo Constitucional

Os dois partidos exigem resposta antes das eleições e ameaçam impugnar autárquicas nas comarcas onde o Nós, Cidadãos! se candidatar. Argumentam com tratamento desigual, à margem da lei e questionam como o partido conseguiu financiar três campanhas eleitorais, falando em “suspeita de favorecimento ilícito”.

Foto
Segundo os dois partidos, o Nós, Cidadãos! não entrega as contas anuais desde 2017 Rui Gaudêncio

Primeiro foi o pedido do PDR ao Tribunal Constitucional (TC), em Junho, para que fosse suspenso e extinto o partido Nós, Cidadãos! por violar a lei dos partidos ao não apresentar contas há quatro anos; agora o MPT juntou-se-lhe e ambos pedem que o partido seja impedido de “apresentar candidaturas” às eleições autárquicas. Caso o TC não decida em tempo útil, o PDR e o MPT avisam que irão impugnar as eleições de 26 de Setembro “em todas as comarcas” em que o partido Nós, Cidadãos! “apresente candidaturas isoladamente ou em coligação e, inclusive, uma queixa no Tribunal Europeu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar