Ambiente está a rever as regras para o litoral que vai do cabo Espichel a Odeceixe

Compatibilizar o meio natural com a “criação de riqueza” é a proposta para assegurar a sustentabilidade do território com cerca 476 quilómetros quadrados e 78 praias.

Foto
Rui Gaudencio

A faixa costeira entre o cabo Espichel e Odeceixe, que se estende ao longo de 220 quilómetros, manteve-se quase intacta até ao início da segunda metade do século XX. Mas a instalação da Zona Industrial de Sines e do respectivo porto, a crescente pressão turística e a actividade agrícola desregulada, vieram colocar em risco um território preservado e com valores naturais únicos a nível europeu e mundial. A dimensão dos impactos entretanto causados ao equilíbrio dos ecossistemas deste litoral, aliada à intensificação da actividade económica e turística, alertou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a necessidade de rever o Plano de Ordenamento da Orla Costeira desta zona. O uso dos solos, a salvaguarda do domínio público marítimo, da paisagem natural, a preservação da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, que o desenvolvimento urbano, industrial e turístico na faixa litoral podem pôr em causa, são as grandes prioridades.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários