Ilustração

Em Tóquio, “se prestarmos atenção”, há atletas dos Jogos Olímpicos em todo o lado

Fotogaleria

Em Tóquio, os gestos do quotidiano, representados nas ilustrações de Adrian Hogan, retratam várias das façanhas dos atletas dos Jogos Olímpicos de 2020. Embora não se possa assistir fisicamente à competição, "se prestarmos atenção" conseguimos observar "proezas de atletismo em todo o lado", conta o ilustrador por email ao P3. É o caso de um salto sobre as portas de segurança do metro, da corrida dos pais para levar os filhos à escola ou do abrir das persianas das lojas, numa espécie de competição de halterofilismo.

Natural da cidade de Melbourne, na Austrália, é de lápis na mão que Adrian Hogan acompanha e recria os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde reside actualmente. Em criança já desenhava. Aliás, aprendeu as primeiras "noções básicas" com a ajuda do pai e, mais tarde, na universidade. É um ilustrador "bastante versátil" e, segundo o mesmo, os seus desenhos nascem do "acto de olhar" e de "estar presente". Estar a "olhar de perto", segundo Adrian, ajuda-nos a aprender mais "sobre o ambiente" e sobre "nós próprios". 

"Eu utilizo tudo", diz, referindo-se aos materiais que usa para criar. Tem por hábito, enquanto desenha, "olhar para fotografias de atletas" para ter a certeza das poses e do desporto a representar. Às vezes, e se necessário, até pede aos amigos para pousarem vestidos à sua frente para conseguir "desenhar correctamente a anatomia" das personagens ou os vincos "das suas roupas". Em média, segundo Adrian, cada peça de vestuário demora "três a dez horas" a ser desenhada.

É certo e sabido, ainda vivemos tempos de pandemia e Adrian não esconde uma intenção: esta série de desenhos dos Jogos Olímpicos "reconhece as dificuldades", desejando um "desfecho seguro".

Texto editado por Amanda Ribeiro

Adrian Hogan
Adrian Hogan
Adrian Hogan
“É a época das chuvas em Tóquio. Existem poucos sinais de que os Jogos Olímpicos estão a chegar, ao contrário das chuvas fortes e, ocasionalmente das rajadas de vento a soprar os guardas-chuvas das pessoas. Vê-las a correr até ao abrigo mais próximo, com o guarda-chuva partido e ainda na mão, lembra-me dos corredores da Tocha Olímpica”.
“É a época das chuvas em Tóquio. Existem poucos sinais de que os Jogos Olímpicos estão a chegar, ao contrário das chuvas fortes e, ocasionalmente das rajadas de vento a soprar os guardas-chuvas das pessoas. Vê-las a correr até ao abrigo mais próximo, com o guarda-chuva partido e ainda na mão, lembra-me dos corredores da Tocha Olímpica”. Adrian Hogan
Adrian Hogan
Adrian Hogan
Adrian Hogan
"A abordagem dos Jogos Olímpicos é o mesmo que estar num filme japonês de monstros ou anime. Apesar da insatisfação, escândalo ou controvérsia do público, parece que nada impede que os jogos cheguem a este ponto, portanto, dedos cruzados para termos um desfecho seguro".
"A abordagem dos Jogos Olímpicos é o mesmo que estar num filme japonês de monstros ou anime. Apesar da insatisfação, escândalo ou controvérsia do público, parece que nada impede que os jogos cheguem a este ponto, portanto, dedos cruzados para termos um desfecho seguro". Adrian Hogan
Adrian Hogan
Adrian Hogan
Adrian Hogan
“Está a chover bastante em Tóquio, e têm surgido poças por todo o lado. É divertido ver como diferentes pessoas evitam molhar os pés. Os jovens a correr para entrevistas são destemidos e enfrentam as piscinas de água de cabeça erguida, atirando-se com a mesma determinação de um "hurdler" olímpico”.
“Está a chover bastante em Tóquio, e têm surgido poças por todo o lado. É divertido ver como diferentes pessoas evitam molhar os pés. Os jovens a correr para entrevistas são destemidos e enfrentam as piscinas de água de cabeça erguida, atirando-se com a mesma determinação de um "hurdler" olímpico”. Adrian Hogan
Adrian Hogan
Adrian Hogan