Falha na rede europeia deixou concelhos de Norte a Sul sem electricidade

Vários países europeus estão a enfrentar problemas de falta de eletricidade este sábado, Portugal incluído. A energia já foi reposta, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal.

Foto
Vários concelhos, de Norte a Sul de Portugal, estiveram durante a tarde deste sábado sem acesso a energia Miguel Manso

Um problema no fornecimento de electricidade na Europa atingiu vários países durante a tarde deste sábado, entre os quais Portugal. Pelas 17h havia vários concelhos no país sem acesso a electricidade. Segundo confirmou ao PÚBLICO fonte oficial da E-REDES pelas 18h, “o serviço de fornecimento de energia já foi reposto, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal”.

Em comunicado enviado às redacções, a E-REDES precisou que, “na sequência de um problema registado hoje na rede eléctrica europeia, a rede nacional foi afectada, tendo sido necessário proceder, por indicação da REN, a uma interrupção de serviço nalgumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede”.

Segundo o Jornal de Notícias a freguesia de Vila Praia de Âncora e os concelhos de Fafe, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Braga, a Norte, e Sintra e Setúbal, a Sul, foram atingidos pelo “apagão”.

Fonte do Ministério das Infraestruturas e da Habitação disse à Lusa que “apenas no Algarve se registaram alguns constrangimentos, numa subestação entre Lagos e Tunes”. “De resto, a nível nacional não houve mais impactos”, acrescentou.

Contactos efectuados pela Lusa identificaram, no entanto, cortes de energia, de “cerca de meia hora” em localidades da Região Oeste, da Região Centro e na região de Lisboa, que tiveram início “pouco antes das 16h”.

Durante a tarde deste sábado, o jornal espanhol El País avançou, citando uma publicação da Red Eléctrica no Twitter, que a origem do problema que afectou a Península Ibérica esteve relacionada com “um acidente com um hidroavião” na rede francesa de altíssima tensão — o que, consequentemente, terá causado o “desligamento temporário da península do resto da Europa”.

Entretanto, de acordo com a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Eléctrica (RTE), um incêndio que queimou 500 hectares de vegetação no sudoeste da França terá sido responsável pelos cortes de energia em Espanha e Portugal. “Devido aos incêndios no Aude [na montanha de Alaric], a linha de muito alta tensão (entre Perpignan e o oeste de Narbonne) sofreu um problema técnico e foi desligada” a meio da tarde.

Os fluxos de electricidade foram então transferidos para as linhas nos Pirenéus ocidentais, criando uma sobrecarga que causou cortes de energia em França, que acabaram por afectar as redes espanhola e portuguesa, desligando a Península Ibérica da rede eléctrica europeia. “Assim, foram cortados 2350 MW de electricidade em Espanha e cerca de 1000 MW em Portugal”, explicou a empresa que faz a gestão das redes de alta tensão em comunicado, acrescentando que a partir do final da tarde “a maior parte dos lares espanhóis e portugueses foram gradualmente reabastecidos”.

Centro 112 de Lisboa afectado pela falha de energia

O número de emergência médica 112 ficou sem funcionar durante a tarde deste sábado, em alguns distritos do país, devido à falha de electricidade, estando neste momento o sistema a operar plenamente, avançou à Lusa a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Inicialmente a PSP tinha referido que o centro operacional do 112 de Lisboa tinha sido afectado pela falha de electricidade que atingiu Portugal, mas que o atendimento das chamadas tinha sido assegurado com a entrada em funcionamento dos sistemas de redundância.

Foto
O número de emergência médica 112 ficou sem funcionar durante a tarde deste sábado em alguns distritos do país Paulo Pimenta

Entretanto, o porta-voz da PSP, Nuno Carocha, disse à Lusa que “o sistema de redundância não funcionou em pleno”, por motivo que desconhecem, mas que estão a averiguar.

“Por esse motivo, alguns distritos ficaram sem resposta pelo sistema 112 durante uma janela temporal que estamos a analisar”, afirmou, sublinhando que, neste momento, todo o número de emergência médica 112 está a “funcionar normalmente”.

O número de emergência médica 112 é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efectuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM e bombeiros.

Já segundo os gabinetes de imprensa do INEM e da Protecção Civil não se registaram falhas nos serviços essenciais prestados à população, nem se registaram falhas que obrigassem à entrada em funcionamento das redundâncias, como aconteceu com o 112.

Diversas regiões de Espanha e França afectadas

Avarias nas linhas de alta tensão em Espanha e França provocaram também cortes de energia que afectam centenas de milhares de pessoas em diversas regiões destes dois países.

Uma avaria na linha de “muito alta tensão de 400.000 volts” da Rede Eléctrica Espanhola provocou o apagão que afectou centenas de milhares de pessoas em toda a Espanha, de acordo com as empresas Iberdrola e Endesa.

Foto
Os cortes de energia em França acabaram por desligar a Península Ibérica da rede eléctrica europeia. Fotografia de arquivo Daniel Rocha

Também em França, a Costa Basca tem vindo a ser afectada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de media locais, que noticiam apagões desde Hendaye até Bayonne e afectam outras centenas de milhares de pessoas.

Na região de Borgonha, cerca de 25 mil casas estão sem energia, depois de fortes tempestades que afectaram a região, segundo os media locais.

Em Espanha, as comunidades autónomas mais afectadas são Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

Actualização: a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Eléctrica (RTE) anunciou, em comunicado, que um incêndio que queimou 500 hectares de vegetação no sudoeste da França terá sido responsável pelos cortes de energia em Espanha e Portugal.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários