Director de Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos despedido por piadas sobre o Holocausto

Os organizadores discutem agora “como gerir a Cerimónia de Abertura”, um processo que “deve ser imaculado”. O comediante, de 48 anos, já pediu desculpa pelos comentários feitos, admitindo que procurava o “riso fácil” quando era um jovem humorista.

Foto
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre sexta-feira e 8 de Agosto Reuters/KYODO

O comediante Kentaro Kobayashi, um dos directores artísticos da Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, foi demitido esta quinta-feira, a um dia da realização evento, por ter feito piadas com o Holocausto num espectáculo humorístico em 1998.

Kobayashi, humorista e encenador, abandonou o cargo após terem sido divulgados comentários que agora considera “inapropriados”, confirmou a presidente dos Jogos, Seiko Hashimoto, em conferência de imprensa.

O novo escândalo em torno dos Jogos chega a um dia da cerimónia, na sequência de vários protestos contra o envolvimento do comediante, de 48 anos, que esta quinta-feira pediu desculpa pelos comentários feitos “quando era jovem”.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, considerou os comentários “inaceitáveis” e o rabi Abraham Cooper, do Centro Simon Wiesenthal, disse que “ninguém tem o direito de troçar das vítimas do genocídio nazi”.

Kobayashi apresentou as suas desculpas num comunicado divulgado pelo jornal Yomiuri Shimbun, dizendo que quando era um jovem comediante, procurava o “riso fácil”, reconhecendo a culpa pela situação criada.

“O trabalho de um artista nunca pode ser fazer as pessoas sentirem-se desconfortáveis”, disse o humorista. “Compreendo que a minha escolha de palavras naquele momento foi errada, e estou arrependido. Quero desculpar-me por ter feito as pessoas sentirem-se desconfortáveis. Sinto muito”, acrescentou Kobayashi.

Os organizadores discutem agora “como gerir a Cerimónia de Abertura”, um processo que “deve ser imaculado”. Kobayashi tinha a seu cargo, até aqui, a supervisão geral das três secções do espectáculo, que se junta à abertura dos Jogos e à parada de nações.

Esta nem sequer é a única polémica com a sessão inaugural, já que ainda esta semana foi o compositor designado, o músico Keigo Oyamada, conhecido por Cornelius, a demitir-se, depois de ter sido acusado de ter feito bullying a colegas com deficiência quando estava na escola.

O antigo presidente do Comité Organizador, Yoshiro Mori, abandonou o cargo em Fevereiro após comentários sexistas, e o director criativo Hiroshi Sasaki renunciou em Março, após comparar uma actriz a um porco.

A Cerimónia de Abertura de Tóquio 2020 está marcada para sexta-feira, pelas 20h locais (12h de Lisboa), no Estádio Nacional na capital nipónica.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 vão ser disputados entre sexta-feira e 8 de Agosto, após o adiamento de um ano devido à pandemia de covid-19.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários