Criado “projecto inovador” para “promover mobilidade e sustentabilidade” do novo circo

Iniciativa partiu do Teatro da Didascália e de quatro outras estruturas da Dinamarca, França e República Checa, no âmbito do Festival Vaudeville Rendez-Vous, que está a decorrer entre Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

Foto
Váld, da companhia sueca Right Way Down, integra o programa do festival Vaudeville Rendez-Vous DR

O Teatro da Didascália e quatro estruturas culturais da Dinamarca, França e República Checa criaram o Circuslink, um “projecto colaborativo inovador”, que pretende “promover a mobilidade, diversidade e sustentabilidade” do novo circo na Europa.

A estrutura, apresentada esta quarta-feira em Guimarães, junta, além do Teatro da Didascália, as companhias de novo circo Gasparo, da República Checa, a Dynamo, da Dinamarca, a ArChaos, de França, e a Baltic Nordic Circus Network, uma entidade que junta 17 organizações oriundas dos países bálticos, da Escandinávia e de outras regiões do Norte da Europa, dedicadas ao circo contemporâneo.

O projecto abrange quatro festivais de circo contemporâneo: o Vaudeville Rendez-Vous (Portugal), a BIAC (França), o Dynamo Circus Festival (Dinamarca) e o certame Letni Letna (República Checa).

“O nosso principal objectivo é promover a circulação de artistas e companhias de uma forma mais sustentável. Cada país escolheu uma companhia que vai circular entre estes festivais de uma forma articulada, fazendo com que os custos de viagens sejam distribuídos entre os festivais”, explicou a responsável pelo Teatro da Didascália, Cláudia Berkeley.

A presença do Circuslink já se vai fazer sentir na edição de 2021 do Festival Vaudeville Rendez-Vous, que arranca esta quarta-feira e decorre até dia 24, com 28 apresentações de 13 espectáculos programados, dos quais cinco são estreias nacionais e dois estreias absolutas, entre Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

“É neste âmbito que acolhemos a estreia absoluta do espectáculo Váld, da companhia sueca Right Way Down, e é também a partir deste projecto que faremos circular internacionalmente o espectáculo Otus, da companhia portuguesa Oliveira&Bachtler”, explicou a responsável.

O CircusLink, além da circulação de artistas, tem como objectivo, “através da programação de espectáculos, encontros de profissionais e promoção de boas práticas”, desenvolver uma “plataforma digital para agregar e facilitar a articulação entre artistas e programadores”. Esta nova ferramenta vai ser apresentada na Bienal das Artes do Circo de Marselha, em 2022, onde estarão presentes as quatro companhias do projecto.

Sugerir correcção
Comentar