Uma caravana para mostrar cinema português de norte a sul do país

Cinema português ao ar livre, com bilhetes grátis, por 27 cidades do país, é a proposta da Cine-Caravana, uma iniciativa apoiada pelos CTT que arranca no dia 28 deste mês em Braga.

Foto
Capitão Falcão, que passa em Braga no dia 28, é o primeiro dos 27 filmes apresentados pela Cine-Caravana DR

A partir do final de Julho e até 11 de Setembro, uma carrinha com uma tela vai estacionar em 27 cidades portuguesas para mostrar filmes nacionais em praças ao ar livre, sempre com entrada gratuita. É esta a premissa da iniciativa Cine-Caravana, com apoio dos CTT, em cujas lojas se levantam previamente os bilhetes, que arranca em Braga, na quarta-feira, dia 28, com Capitão Falcão, de João Leitão. A iniciativa foi apresentada esta quinta-feira em Lisboa, com transmissão em directo, via Facebook e Vimeo, pela internet.

Há filmes de todo o tipo, e de várias décadas, ainda que a maioria seja relativamente recente. Há espaço para O Pai Tirano, de António Lopes Ribeiro (14 de Agosto, Covilhã), de 1941, Os Sorrisos do Destino, de Fernando Lopes (Mirandela, 29 de Julho), Singularidades de uma Rapariga Loira, de Manoel de Oliveira (19 de Agosto, Castelo Branco) ou até mesmo o novo Bem Bom, de Patrícia Sequeira (11 de Setembro, Portimão).

Há também, por cidades que vão de Vila Nova de Foz Côa a Arraiolos, passando por Alijó, Figueira da Foz, Alcácer do Sal ou Portalegre, obras como Axilas, de José Fonseca e CostaFlorbela, de Vicente Alves do ÓOs Gatos não têm Vertigens, de António-Pedro VasconcelosMar, de Margarida GilRamiro, de Manuel MozosLinhas de Wellington, de Valeria SarmientoRuth, de António Pinhão BotelhoTechnoboss, de João NicolauVariações, de João MaiaAquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes, Tráfico, de João Botelho, ou Linhas Tortas, de Rita Nunes. No rol de filmes exibidos estão também os remakes recentes das comédias antigas A Canção de LisboaO Leão da Estrela e O Pátio das Cantigas, o primeiro de Pedro Varela e os dois últimos de Leonel Vieira, também produtor dos três, que foram apoiados pelos CTT.

Sugerir correcção
Comentar