Avanca e os 25 anos de um festival de cinema onde cabe o mundo inteiro

Festival organizado pelo Cineclube de Avanca regressa à freguesia de Aveiro esta sexta-feira, prolongando-se até 1 de Agosto. Drive-in, que surgiu em resposta à pandemia para salvar a edição de 2020, mantém-se este ano.

filmes,cultura,estarreja,cinema,culturaipsilon,manoel-oliveira,
Fotogaleria
"Tall Tales", do húngaro Attila Szász cortesia festival avanca
filmes,cultura,estarreja,cinema,culturaipsilon,manoel-oliveira,
Fotogaleria
"Tall Tales"

No Verão passado, o Avanca — Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, festival de cinema que se realiza anualmente nessa freguesia do concelho de Estarreja e na cidade aveirense de Ovar desde 1997, fez da sua 24.ª edição uma questão de resistência: evitou o cancelamento e a migração para o online, tendo reduzido fortemente a lotação dos seus espaços para manter as sessões em sala, e ainda encontrou no parque de estacionamento do Pavilhão Municipal Comendador Adelino Dias Costa o palco perfeito para montar um drive-in, onde exibiu alguns dos filmes da sua competição principal. Este ano, o Cineclube de Avanca, que organiza o evento, quer celebrar as bodas de prata com pompa e circunstância, tendo para isso desenhado uma programação e um plano de actividades paralelas que tanto revisitarão o passado do festival como terão em mira o futuro do cinema.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar