A dois dias da Cerimónia de Abertura dos Jogos, casos de covid-19 batem recordes em Tóquio

Cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos regista 1832 novos casos de covid-19 a dois dias da abertura da competição.

Foto
Tóquio regista novo máximo de casos de covid-19 dos últimos seis meses EPA/KIMIMASA MAYAMA

As infecções com covid-19 em Tóquio atingiram esta quarta-feira o máximo dos últimos seis meses, com a cidade anfitriã das Olimpíadas a registar 1832 novos casos apenas dois dias antes da abertura dos jogos.

A capital japonesa vive, neste momento, o seu quarto estado de emergência, que se manterá até 22 de Agosto, abrangendo a duração total dos Jogos Olímpicos, que começam na sexta-feira e terminam a 8 de Agosto.

Os adeptos estão banidos de todos os locais na área de Tóquio.

O presidente da Associação de Médicos do Japão, Toshio Nakagawa, afirmou que este surto era esperado, independentemente dos Jogos Olímpicos.

Os especialistas indicam que os casos entre as pessoas mais jovens não-vacinadas estão a aumentar drasticamente, numa altura em que o ritmo da campanha de vacinação japonesa está a abrandar devido à incerteza sobre o fornecimento de vacinas. Cerca de 23% dos japoneses têm a vacinação completa.

Especialistas da área da saúde alertaram que o número de novos casos de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 em Tóquio vai agravar-se nas próximas semanas.

O médico Norio Ohmagari, membro do painel de especialistas do governo da área metropolitana de Tóquio, considera que a média diária de casos na capital poderá atingir cerca de 2600 em duas semanas, se continuarem a surgir ao mesmo ritmo.

O Japão registou, até agora, cerca de 84.800 casos de covid-19 e mais de 15.000 mortes confirmadas, a maioria das quais desde a mais recente vaga de infecções, em Janeiro deste ano.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários