Ligação ao aeroporto de Faro e à Andaluzia: as prioridades para o Algarve no Plano Ferroviário

O comboio “passa ao lado” de Quarteira e Albufeira e quem não tem carro não chega a horas à Universidade nem vai a algumas das praias mais conhecidas.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A estação do caminho-de-ferro de Loulé/Quarteira situa-se a sete quilómetros de cada uma das duas cidades - com cerca de 20 mil habitantes cada uma - e o comboio ainda lá não chega. A estes dois exemplos junta-se Albufeira. O mapa dos transportes públicos está desfasado da realidade do desenvolvimento urbanístico de uma região que saiu dos carris e deslocou-se em direcção ao mar. Viajar de comboio ou autocarro entre duas localidades, ainda que próximas, é um exercício para passageiros pacientes. E o percurso dos sete quilómetros, entre a estação da CP de Faro e campus universitário das Gambelas, pode levar 45 minutos. O objectivo agora é alterar esta situação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários