Os 10 postais (literalmente) ilustrados de Arcos de Valdevez

Mosteiros, igrejas, paços, edifícios e ruas. Da parceria entre a CIM do Alto Minho e a Associação Urban Sketchers Portugal nasce agora uma colecção de postais.

Mosteiro de Ermelo João Santos
Fotogaleria
Mosteiro de Ermelo João Santos

Continua a dar frutos a parceria entre a CIM do Alto Minho e a Associação Urban Sketchers Portugal que espalhou pelos concelhos artistas com liberdade criativa e o foco no património cultural e natural da região.

Ao longo de 12 meses, e no âmbito da acção promocional Alto Minho 4D – Viagem no tempo, que teve como principal objectivo a criação de uma rede de dez rotas/ itinerários cronológicos culturais baseados na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho, mais de meia centena de entusiastas do desenho passaram pelos concelhos, através de residências artísticas ou de encontros de sketching, para observar, sentir e registar de forma espontânea os principais recursos identitários.

No caso de Arcos de Valdevez esta experiência resultou na compilação de dez desenhos de monumentos, locais emblemáticos, edifícios ou ruas como o Mosteiro de Ermelo, Sistelo, a Ponte Centenária, a Valeta, a Igreja de S. Paio, o Paço de Giela, prédios antigos da vila ou a Igreja da Lapa que agora se transformaram numa colecção de postais.

"Através desta participação, o município contribuiu para promover o conhecimento, o usufruto e a valorização turística dos valores históricos, artísticos e científicos dos bens patrimoniais do Alto Minho e de Arcos de Valdevez", escreve o município em comunicado.

O pack inclui desenhos de João Santos, Tomás Reis, Marcelo de Deus, Isabel Braga, Martin Kelbi e Eduardo Salavisa.

Ponte sobre o rio Vez
Ponte sobre o rio Vez Tomás Reis
Largo e igreja da Lapa
Largo e igreja da Lapa Marcelo de Deus
Centro histórico de Arcos de Valdevez
Centro histórico de Arcos de Valdevez Isabel Braga
Centro histórico de Arcos de Valdevez
Centro histórico de Arcos de Valdevez João Santos
Valeta/Centro histórico
Valeta/Centro histórico Martin Kelbi
Ponte sobre o Rio Vez
Ponte sobre o Rio Vez Eduardo Salavisa
Igreja de S.Paio
Igreja de S.Paio João Santos
Paço de Giela
Paço de Giela Tomás Reis
Aldeia de Sistelo
Aldeia de Sistelo Tomás Reis