“Mutti, precisamos de milhões de euros de ajuda imediatamente!”

A chanceler alemã esteve na pequena localidade turística de Schuld, no vale do Ahr, que foi arrasada pelas cheias. A visita sensibilizou os moradores e voluntários envolvidos nas operações de limpeza, mas não apagou as críticas: “Isto foi um falhanço do Estado a todos os níveis”.

Foto
Angela Merkel visitou a vila de Schuld, que foi virada do avesso pelas cheias Reuters

Foi uma vila virada do avesso, como se uma bomba tivesse explodido dentro da terra, rebentando os edifícios a partir das fundações e deixando intactos os telhados, que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, encontrou este domingo, numa visita de pouco menos de uma hora a Schuld. Mas bastava um minuto para perceber o impacto da Flutkatastrophe, as cheias catastróficas da última semana, nesta localidade com 660 habitantes. “Não há quase nada aqui que se possa salvar, é uma perda total”, resume Michael, que está há três dias a retirar lixo e lama do interior do café, restaurante e hospedaria Landgasthaus, um edifício de três pisos construído em 1880 no típico estilo enxaimel alemão Fachwerk.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários