Três feridos em desacatos em Reguengos de Monsaraz. Rio fala de “condescendência ” da GNR

Os desacatos começaram depois de um grupo de indivíduos ter sido impedido de entrar num bar na noite de sexta-feira. A GNR está a ser criticada pela falta de intervenção

Foto
Segundo a GNR, os desacatos provocaram um total de três feridos Hugo Santos (arquivo)

Três pessoas sofreram ferimentos ligeiros depois de uma tentativa de atropelamento perto de uma esplanada de um café em Reguengos de Monsaraz, Évora, na noite de sexta-feira. Uma das vítimas teve de receber tratamento hospitalar.

A GNR está a ser criticada pela falta de intervenção de dois militares que estavam no local na altura do atropelamento. Já foi instaurado um processo para averiguar responsabilidades. 

A ocorrência foi filmada e partilhada nas redes sociais na madrugada de sábado por cidadãos na varanda de um prédio vizinho. No vídeo, com cerca de três minutos, é possível ver alguns confrontos físicos entre cidadãos na esplanada e dois agentes da GNR que assistem à situação. 

O líder do PSD Rui Rio critica a falta de actuação dos agentes. Numa publicação no Twitter sobre o vídeo a circular online, Rio critica a “total condescendência” dos militares e pede explicações ao Ministério da Administração Interna e ao primeiro-ministro António Costa.

Segundo um comunicado da GNR, a situação, que está a ser investigada pela PSP, ocorreu por volta das 22h30 de sexta-feira depois de um grupo de indivíduos ter sido impedido de entrar no estabelecimento por não terem o respectivo certificado digital covid. No momento das filmagens, os militares estavam à espera de reforços. 

“Chegada ao local, a patrulha tentou cessar o desentendimento, mas dada a quantidade de pessoas no local, accionou os meios de reforço, de forma a preservar a segurança e a integridade física dos demais envolvidos e dos próprios militares da GNR”, lê-se num comunicado enviado às redacções. 

A GNR nota que será “instaurado processo de averiguações para apuramento de eventual responsabilidade” dos militares no local. ​

​Em declarações à agência Lusa, a GNR esclarece ainda que o atropelamento ocorreu depois de uma das pessoas envolvidas se pôr em fuga num automóvel. 

Após a chegada dos reforços, o suspeito foi identificado e foram apreendidas duas viaturas. A PSP irá dar continuidade à investigação. Segundo fonte dos bombeiros, durante a ocorrência foram partidas mesas e cadeiras da esplanada do café, que ficou “praticamente destruída”.

Contactado pelo PÚBLICO, o Ministério da Administração Interna afirmou que não vai abrir um inquérito, notando que já há uma investigação em curso a ser feita pela GNR.

Sugerir correcção
Ler 40 comentários