Presidente sírio Bashar al-Assad tomou posse para um quarto mandato

Em cerimónia realizada no palácio presidencial, em Damasco, Assad prestou juramento sobre a Constituição e o Corão.

Foto
Bashar al-Assad venceu as eleições de Maio com 95,1% dos votos OMAR SANADIKI/Reuters

O presidente sírio, Bashar al-Assad, tomou este sábado posse para um quarto mandato, depois de, em 26 de Maio, ter vencido com 95,1% dos votos umas eleições presidenciais amplamente criticadas pelo Ocidente e pela oposição.

Em cerimónia realizada no palácio presidencial, em Damasco, Assad prestou juramento sobre a Constituição e o Corão, na presença de mais de 600 convidados, incluindo ministros, empresários, académicos e jornalistas.

No poder desde 2000, Assad afirmou que a eleição presidencial “provou a força da legitimidade popular concedida pelo povo ao Estado e desacreditou as declarações das autoridades ocidentais sobre a legitimidade do Estado, da Constituição e da pátria”.

Num país devastado por mais de 10 anos de uma guerra que matou quase meio milhão de pessoas, o presidente sírio apresentou-se como o homem da reconstrução, depois de ter conquistado, desde 2015, dois terços do território, com o apoio de Rússia e Irão.

A pressão económica e a deterioração da situação social na Síria continuam a acentuar-se, com o governo a aumentar, nas últimas semanas, os preços dos combustíveis, do pão, do açúcar e do arroz não subsidiados, enquanto os cortes de energia se agravaram e o racionamento chega a cerca de 20 horas por dia.

O triunfo nas eleições presidenciais de Bashar al-Assad é o segundo desde o início, em 2011, de uma guerra que envolve muitos beligerantes e potências estrangeiras, que deixou quase 500.000 mortos e deslocados e exilou vários milhões de pessoas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários