As duas pontas da linha do Algarve são um cenário de degradação

Lagos e Vila Real de Sto. António abandonaram as suas estações ferroviárias em troca de negócios imobiliários que não se concretizaram e deixaram ruínas na paisagem urbana.

faro,local,algarve,refer,cp,transportes,
Fotogaleria
Lagos
faro,local,algarve,refer,cp,transportes,
Fotogaleria
Vila Real de Santo António

A linha férrea da região mais turística de Portugal tem nas suas extremidades duas estações abandonadas que em nada dignificam o serviço ferroviário nem o seu núcleo urbano. Em Lagos a antiga estação a que só falta um ano para ser centenária (foi construída em 1922) está intacta e é um belo edifício com telhados de várias águas e onde sobressai uma exuberante azulejaria de cor verde. A gare, com o seu típico telheiro de metal, já não está voltada para um feixe de vias férreas. Os carris foram levantados e no seu lugar há um descampado coberto de mato rasteiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários