Incêndios: Fogo zona de mato em Loures dado como dominado às 00h

Alerta de fogo surgiu às 16h28. Por volta das 00h, encontravam-se 179 operacionais e 57 viaturas a realizarem trabalhos de rescaldo no local.

Foto
FOTO DE ARQUIVO LUSA/PAULO CUNHA

O incêndio que deflagrou na quinta-feira numa zona de mato e eucaliptos, na freguesia de Fanhões, concelho de Loures, em Lisboa, foi dado como dominado depois da meia-noite desta sexta-feira, disse à agência Lusa fonte da protecção civil.

Por volta das 00h, encontravam-se 179 operacionais e 57 viaturas a realizarem trabalhos de rescaldo no local.

“Estão meios distribuídos por todo o perímetro do incêndio que vão proceder aos trabalhos de rescaldo para garantir que não há nenhuma reactivação”, disse à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa.

Na noite de quinta-feira, estiveram mais de 180 operacionais a combater o fogo, apoiados por 60 viaturas. De acordo com a fonte do CDOS de Lisboa, pelas 21h, o incêndio atingia uma zona de mato.

No terreno, às 18h30, estavam 122 operacionais, 37 veículos e três meios aéreos, tendo o alerta de fogo surgido às 16h28, segundo as informações disponíveis na página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ANEPC alertou esta quinta-feira para o aumento gradual do risco de incêndios rurais, especialmente no norte e centro, até sábado, devido às previsões de tempo quente e seco.

O alerta faz parte de um aviso à população divulgado esta quinta-feira, que se baseia na informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo a qual se prevê para os próximos dois dias tempo quente e seco, com condições favoráveis ao aumento do risco de incêndios.

A ANEPC refere especialmente a baixa humidade relativa do ar, a subida gradual das temperaturas máximas, que podem ir aos 41 graus celsius no interior sul e vale do Tejo, as noites tropicais em grande parte do país, e o vento que pode ser moderado a forte de manhã e a partir do fim da tarde.

Devido ao calor, o IPMA colocou quase todo o continente em aviso amarelo (o menos grave) entre esta quinta-feira e as 18h de sábado.

Sugerir correcção
Comentar