As razões que a razão não entende

É inescapável concluir que haverá outras razões por trás da reforma da estrutura superior das Forças Armadas. Porque não são reveladas é mistério mais preocupante do que a reforma em si mesma.

Não obstante as explicações dadas pelos promotores da reforma da estrutura superior das Forças Armadas, não foi possível perceber o que a justifica e o que visa. Nomeadamente, porque se pretende alargar e aprofundar as atribuições do CEMGFA, como comandante operacional, quando as circunstâncias em que isso se justificaria — operações conjuntas não são antecipáveis no contexto de segurança nacional previsível. Aliás, mesmo para as intervenções no exterior, caso em que as forças passam para o âmbito do CEMGFA, desde o 25 de abril, apenas a realizada na República da Guiné-Bissau em 1998 teve a configuração de operação conjunta. Um único caso em 47 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar