Britney Spears: “Tenho de me livrar do meu pai e acusá-lo de abuso”

“Está a permitir que o meu pai arruíne a minha vida”, disse a cantora, dirigindo-se à juíza Brenda Penny, do Supremo Tribunal de Los Angeles.

Foto
No exterior do tribunal, os fãs da cantora protestam e pedem que lhe seja devolvida a independência EPA/ETIENNE LAURENT

A cantora Britney Spears voltou a ser ouvida, na quarta-feira, pelo Supremo Tribunal de Los Angeles, num processo que, inicialmente, pretendia limitar os poderes do seu pai na tutela de que é alvo há 13 anos, mas que acabou por se transformar num grito de revolta.

As últimas semanas têm sido agitadas para a artista. Passaram três semanas desde que Britney Spears, de 39 anos, fez a primeira declaração emotiva, por videochamada, ao tribunal, em que descreveu a tutela a que está sujeita, desde 2008, como “estúpida” e “abusiva”, desabafando que quer a sua “vida de volta”.

Desde então a empresa de gestão de fortunas e investimentos Fundo Bessemer apresentou um pedido em tribunal para que lhe seja retirada a responsabilidade de ser co-curadora dos bens da cantora. O seu agente, Larry Rudolph, também apresentou a sua demissão, alegando que a “princesa da pop” quer reformar-se. De seguida, o advogado indicado pelo tribunal para defender os seus interesses no caso da tutela a que está sujeita, há 13 anos, Samuel Ingham, decidiu afastar-se. A primeira vitória de Britney Spears celebrou-se por estes dias quando foi noticiado que terá conquistado o direito a escolher o seu próprio advogado.

Esta quarta-feira, o ex-fenómeno adolescente, conhecida por sucessos como Toxic ou Baby one more time, voltou a dirigir-se ao tribunal e apelou, em lágrimas, à juíza Brenda Penny, do Supremo Tribunal de Los Angeles, para destituir de imediato o pai do papel de seu tutor e de curador da sua fortuna. “Está a permitir que o meu pai arruíne a minha vida”, acusou a cantora, dirigindo-se à magistrada. “Tenho de me livrar do meu pai e acusá-lo de abuso”, acrescentou, emocionada.

Britney Spears falou cerca de dez ao tribunal e contou como sempre tinha tido “muito medo” do progenitor. A cantora, de 39 anos, apelou, ainda, a que a tutela termine sem que tenha de fazer uma nova avaliação psicológica, a que tem sido sujeita repetidamente durante os últimos 13 anos. “Não sou uma pessoa perfeita, mas o objectivo dele [o pai] é fazer-me sentir como se fosse louca”, relatou a cantora.

Na audiência desta quarta-feira, a juíza Brenda Penny aprovou o advogado Mathew Rosengart para assumir a defesa da artista. O ex-procurador, que também já defendeu as estrelas Sean Penn e Steven Spielberg, disse ter por objectivo restituir a independência de Britney Spears. “Alguém acredita realmente que o envolvimento continuado de Jamie Spears é do interesse de Britney Spears?”, questionou o advogado. “Se ele ama a filha, é altura de se afastar”, acrescentou. O primeiro passo do novo advogado será apresentar um documento formal a pedir que a tutela seja extinta ─ o que nunca foi feito até agora.

Num vídeo partilhado na sua conta de Instagram, onde aparece a fazer rodas, a cantora celebra o facto de poder escolher a sua “representação legal”. “Não fazem ideia do que significa ser apoiada por fãs tão fantásticos. Deus vos abençoe a todos”, escreveu na legenda do vídeo, acrescentando a hashtag #FreeBritney.

Quando falou pela primeira vez em tribunal, Britney Spears contou ter sido forçada a tomar um medicamento contra a sua vontade e ter sido impedida de casar ou de remover um dispositivo contraceptivo para poder tentar ter um bebé com o seu actual companheiro, Sam Asghari (Britney Spears tem dois filhos, Sean, de 15, e Jayden, de 14 anos, que estão com o pai, o dançarino e rapper Kevin Federline).

Esta semana, a advogada de Jamie Spears terá alegado que as queixas da artista não eram válidas. “Não tenho a certeza se [a Britney] compreende que pode de facto tomar decisões médicas e que pode ter dispositivos contraceptivos implantados ou não”, disse Vivian Thoreen. A advogada reforçou ainda que Britney Spears acredita que o pai “é responsável por tudo o que de mal lhe aconteceu e que isso é o mais distante da verdade”.

A juíza não tomou, no entanto, qualquer decisão sobre os pedidos de segurança feitos por Jodi Montogomery, co-tutora da cantora, Jamie Spears, Samuel Ingham e Jamie Lynn Spears: todos têm recebido ameaças de morte desde que a cantora falou em tribunal, segundo documentos oficiais. A próxima audiência ficou marcada para 29 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar