Carta aberta ao ministro da Ciência: tire as mãos das minhas aulas

Nunca nenhum governante tido ido tão longe no propósito de colonizar o campo académico e científico. Senhor ministro: enquanto for professor, nos meus programas mando eu, em articulação com o conselho científico da minha instituição.

Quando julgávamos que tínhamos ultrapassado o auge da investida neoliberal face à Universidade, numa altura em que até o status quo das políticas científicas europeias acentua a importância de ajustarmos os modelos de avaliação (evitando a mera contabilização acrítica de “produtos”), a centralidade da “ciência cidadã”, a relevância de envolveremos vastos atores e movimentos sociais numa cultura científica abrangente ou mesmo a importância dos processos de cocriação, eis que algumas instituições de “vanguarda” assumem a revolução, tendo como grande timoneiro o ministro da Ciência e do Ensino Superior, a quem me dirijo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários