Japão alertou para a instabilidade em Taiwan no seu relatório anual de Defesa – e a China não gostou

Pela primeira vez, o “Livro Branco” japonês defende que a estabilidade da ilha reivindicada pela China é importante para a segurança do Japão e da região. China denuncia “irresponsabilidade” de Tóquio.

Foto
Governo de Yoshihide Suga defende maior "vigilância" das manobras militares chinesas e taiwanesas em redor de Taiwan Reuters/POOL

O relatório anual do Governo do Japão sobre questões de Defesa e ameaças ao país foi divulgado esta terça-feira e inclui uma grande novidade: pela primeira vez desde que é publicado, o “Livro Branco” japonês refere a estabilidade de Taiwan como um factor relevante para a segurança do Japão e da região Ásia-Pacífico, particularmente no contexto da competição geopolítica entre a República Popular da China e os Estados Unidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar