É oficial: João Mário assina pelo Benfica até 2026

Médio português, de 28 anos, jogou na última época no Sporting. Na segunda-feira, desvinculou-se do Inter Milão e ficou livre para decidir o futuro.

Foto
João Mário durante o primeiro treino com a camisola do Benfica Tânia Paulo/SL Benfica

João Mário já é, oficialmente, jogador do Benfica. O médio português, que na segunda-feira rescindiu contrato com o Inter Milão, foi apresentado nesta manhã pelos “encarnados”, mudando-se assim de Alvalade para a Luz, com  um contrato válido até 2026..

“O Sport Lisboa e Benfica comunica que João Mário é jogador do clube”, referem os “encarnados”, num texto acompanhado de fotografias do médio vestido com a camisola das “águias”, sendo que a apresentação pública do jogador está marcada para os próximos dias.

Até que ponto este será o fim de um braço-de-ferro negocial está ainda por apurar. Isto porque o Sporting não terá ficado convencido com a rescisão contratual acordada na segunda-feira entre o Inter e o jogador, que ainda tinha mais um ano de contrato com os “nerazzurri”.

Os “leões”, que contaram com João Mário por empréstimo na última temporada, tinham direito de preferência pelo jogador em caso de oferta idêntica de um outro clube. Mas aparentemente a proposta do Sporting não terá ido além dos 3,5 milhões de euros (mais 1,5 milhões por objectivos), longe dos 7,5 milhões pedidos pelo campeão italiano.

Dado o interesse do Benfica no jogador, o Sporting alegou sempre a existência de uma cláusula anti-rivais, que impediria que João Mário pudesse transferir-se para um concorrente directo. Uma cláusula que quer o Inter, quer o médio português, nunca terão reconhecido e que vários juristas contestam.

Mas por que razão iria o Inter rescindir contrato com o jogador, abdicando da quantia da transferência? Ao que tudo indica, a resposta para esta pergunta é Federico Pastorello, empresário de João Mário e de uma série de pesos-pesados do futebol internacional, como Romelu Lukaku, Andrej Kramaric ou Demaray Gray, entre outros.

O Inter Milão teria uma dívida ao agente italiano no valor de quatro milhões de euros, referente a duas transferências anteriores, e terá aceitado libertar João Mário a troco do perdão da dívida (uma valor superior ao da oferta do Sporting) - e poupando também os cerca de seis milhões de euros/ano que o médio auferia. 

Neste cenário, será o Benfica, certamente, a compensar o jogador e Federico Pastorello, através do pagamento de um prémio de assinatura e da comissão de intermediação, evitando (no entender dos responsáveis “encarnados") uma contenda jurídica com o Sporting.

João Mário, de resto, já deixou as primeiras palavras como jogador dos “encarnados”, recorrendo às redes sociais. “Muito feliz pelo primeiro dia como jogador do Benfica! Chego com muita vontade, determinação e desejo de dar 200% de mim em todos os momentos pelo clube. Que seja o início de uma grande e longa caminhada juntos”, escreveu no Twitter.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários