Pequim diz que expulsou navio de guerra dos EUA do Mar do Sul da China

Tensão sobe nas águas disputadas da região Ásia-Pacífico, depois de Washington ter denunciado ameaças às Filipinas e à Malásia e exigido o respeito chinês pela decisão de 2016 do Tribunal de Haia.

Foto
Navio norte-americano em exercícios militares no Mar do Sul da China MC3 Cody Beam HANDOUT/EPA

O Mar do Sul da China está, uma vez mais, a ser o palco escolhido para a continuação da disputa geopolítica, comercial e retórica entre Estados Unidos e a República Popular da China. Numa altura em que se assinala o quinto aniversário da decisão do Tribunal Permanente de Haia que rejeitou as reivindicações territoriais de Pequim naquela região, o Exército chinês garantiu esta segunda-feira ter expulsado um navio de guerra norte-americano que navegava nas águas circundantes das ilhas Paracel – ou ilhas Xisha, segundo a China, que as disputa com Taiwan e Vietname.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 42 comentários