Trio inglês que falhou penáltis alvo de insultos racistas depois da final do Euro. Boris Johnson condena

“Estamos enojados pelo facto de membros da nossa equipa, que deram tudo de si este Verão, terem sido sujeitos a ataques discriminatórios online depois do jogo desta noite”, disse a Federação Inglesa de Futebol.

Foto
Jadon Sancho e Marcus Rashford LUSA/Andy Rain / POOL

A Associação Inglesa de Futebol mostrou-se “chocada” e “enojada” pelos comentários racistas nas redes sociais que visaram três jogadores da selecção, uma condenação seguida já esta segunda-feira pelo primeiro-ministro britânico.

Os jogadores da equipa inglesa merecem ser tratados como heróis, não [vítimas de] insultos racistas nas redes sociais”, escreveu Boris Johnson no Twitter, referindo-se aos comentários racistas dirigidos a Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka, os três jogadores que falharam grandes penalidades na derrota de domingo com a Itália na final do Euro, em Wembley.

“Os responsáveis por este terrível abuso deveriam envergonhar-se”, acrescentou o primeiro-ministro. A Federação Inglesa de Futebol já afirmara estar “chocada” e “repugnada” pelos comentários racistas.

“Estamos enojados pelo facto de membros da nossa equipa, que deram tudo de si este Verão, terem sido sujeitos a ataques discriminatórios online depois do jogo desta noite”, publicou a federação também no Twitter. “Nós apoiamos os nossos jogadores”, insistiu.

Os três jogadores falharam a marcação das grandes penalidades, selando a derrota da Inglaterra com a Itália, acabando com o sonho de um país inteiro que esperava ganhar um segundo grande título, 55 anos após a sua vitória em casa no Campeonato do Mundo de 1966.

A federação afirmou ainda que “condena todas as formas de discriminação e está chocada com a propagação do racismo nas redes sociais contra alguns jogadores de Inglaterra”. “Dizemos, nos termos mais claros possíveis, que qualquer pessoa por detrás de um comportamento tão repugnante não é bem-vinda entre os apoiantes desta equipa”, concluiu. A polícia de Londres disse estar “a investigar” as publicações “insultuosas e racistas”.

O futebol inglês tem sido flagelado há vários meses pelo racismo online que visa os jogadores após a derrota ou desempenhos decepcionantes nos respectivos clubes.

Em Maio, a federação apelou ao Governo britânico para que legislasse imediatamente para forçar as redes sociais a tomarem medidas contra insultos online, que no passado visaram Marcus Rashford.

Para chamar a atenção para este racismo nas redes sociais, a federação, os clubes da Premier League, da Segunda Divisão e da Superliga Feminina, bem como as organizações representativas de jogadores, árbitros e treinadores, a que mais tarde se juntaram outros desportos como o rugby e o críquete, tinham decidido não alimentar as suas contas nas redes sociais de 30 de Abril até 3 de Maio.

A final do Euro também foi marcada por incidentes com adeptos sem bilhetes que conseguiram entrar no estádio, quebrando barreiras de segurança e sobrecarregando o pessoal do recinto.

Uma cena de violência com adeptos a desferirem murros e pontapés a um homem asiático nos corredores do estádio foi filmada e publicada nas redes sociais.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários