Morreu Constança Braddell, que sofria de fibrose quística, aos 24 anos

A jovem recorreu às redes sociais para expor a luta contra a fibrose quística, numa fase em que a doença começou a ter um grave impacto na sua vida quotidiana.

Foto
Constança Braddell recorreu às redes sociais para expor a luta contra a fibrose quística INSTAGRAM

Constança Braddell, jovem que sofria de fibrose quística e que deu maior visibilidade à doença, morreu este domingo, aos 24 anos.

Numa publicação no Instagram, a 3 de Julho, a família informava que a jovem estava internada em cuidados intensivos há já uma semana, numa “situação de extrema gravidade”. “O que está a suceder com a Constança é inesperado e nunca antes ocorrido no seu panorama clínico”, escreveu a família. 

Constança Braddell recorreu às redes sociais para expor a luta contra a fibrose quística, numa fase em que a doença começou a ter um grave impacto na sua vida quotidiana. O caso tornou-se conhecido em todo o país. “Não quero morrer, quero viver”: numa publicação feita no Instagram com este título, a jovem descreveu a dura luta contra a doença nos últimos seis meses, bem como os efeitos devastadores da fibrose quística.

Poucos dias depois da publicação, e na sequência da atenção mediática dada a este caso, o Infarmed aprovou 14 pedidos de autorização de utilização especial (AUE) do Kaftrio, para tratamento da fibrose quística, entre os quais seis do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN). Entre as aprovações estava o pedido de Constança Bradell.

“É com grande tristeza que hoje, dia 11 de Julho, pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou”, escreve a família em comunicado publicado este domingo no Instagram da jovem.

“A Constança viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega. Nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último. Obrigada a todos os que se juntaram recentemente para ajudá-la a celebrar a vida – é graças a todos e cada um de vós que ela viveu os mais extraordinários últimos meses da sua vida feliz e esperançosa.”

A família não deixou de agradecer o apoio dos amigos, família e da equipa médica. “A Constança mostrou ao mundo o significado de ‘acreditar’ e tornou-se numa inspiração para todos nós. Ela será e permanecerá sempre uma fonte de inspiração. Aquela com o sorriso mais contagioso, que radiava energia e uma força de espírito inigualável.”

A Associação Nacional de Fibrose Quística reagiu, em comunicado, afirmando que, “ao tornar público o seu caso pessoal, a Constança tornou-se o rosto dos cerca de 400 pacientes que vivem em Portugal com fibrose quística. Conseguiu uma atenção junto da população em geral nunca antes atingida na luta contra a fibrose quística, expondo as dificuldades diárias de todos os que vivem com esta doença.”

“A Constança é mais uma das nossas guerreiras que nos deixa antes do tempo, tornando-nos a todos mais pobres. Os nossos pensamentos estão com ela, a sua família e também com todos os outros pacientes, e respectivas famílias, que temos perdido prematuramente.”

A nota da associação diz ainda que “as terapias inovadoras para a fibrose quística que surgiram nos últimos anos trouxeram-nos um sopro de esperança para que cada vez menos percamos os nossos guerreiros antes do tempo. É fundamental que sejam disponibilizados de imediato a todos os pacientes elegíveis e que deles possam usufruir.”

Actualizado às 9h52 de dia 12 de Julho com a reacção da Associação Nacional de Fibrose Quística

Sugerir correcção
Ler 14 comentários