EUA vão enviar delegação para falar com aspirantes ao poder no Haiti

Fonte diplomática não esclareceu a agenda, nem se estão equacionadas sessões com quem está na linha de sucessão, como o primeiro-ministro interino, Claude Joseph, o senador Joseph Lambert e o primeiro-ministro designado, Ariel Henry.

Foto
Polícias guardam a entrada para a embaixada dos EUA no Haiti enquanto pessoas se reúnem para pedir asilo após o assassinato do Presidente Jovenel Moïse Reuters/RICARDO ARDUENGO

Uma delegação dos Estados Unidos chega este domingo a Porto Príncipe para se reunir com os três políticos que disputam o poder do Haiti, depois do assassínio do Presidente, Jovenel Moise, segundo relatos da imprensa local.

Uma fonte diplomática confirmou à agência espanhola Efe a realização da viagem da delegação norte-americana, mas não esclareceu a respectiva agenda, nem se estão equacionadas sessões com quem está na linha de sucessão, como o primeiro-ministro interino, Claude Joseph, o senador Joseph Lambert e o primeiro-ministro designado, Ariel Henry.

No sábado, o Senado haitiano nomeou Joseph Lambert, actual chefe da Câmara Alta, como Presidente interino do Haiti e negou a autoridade de Claude Joseph, que se encontra no poder desde quarta-feira, quando Jovenel Moise foi assassinado.

A resolução foi subscrita por oito dos dez senadores activos e prevê que Lambert assuma o cargo de chefe de Estado até 7 de Fevereiro de 2022, data em que terminaria o mandato do seu antecessor, visando criar um Governo com a missão de organizar eleições.

Nos seus considerandos, a resolução afirma que Claude Joseph não pode exercer as funções de primeiro-ministro desde segunda-feira, quando Jovenel Moise nomeou para o cargo, por decreto, Ariel Henry, que não foi empossado devido à morte do ex-Presidente.

Após o assassinato, Claude Joseph foi colocado no comando do Governo, apoiado pela polícia e pelo exército, e recebeu o apoio explícito para exercer estas funções da Organização das Nações Unidas (ONU), dos Estados Unidos e de outros países.

O Senado é o único órgão do país com funcionários eleitos, mas desde Janeiro de 2020 esta câmara legislativa não tem poderes para tomar decisões devido à falta de quórum.

A Câmara dos Deputados e dois terços do Senado deveriam ter sido renovados em 2019, mas as eleições foram adiadas devido à instabilidade política que o país atravessava na altura, o que levou ao encerramento da legislatura.

As autoridades haitianas disseram que pediram a ajuda dos Estados Unidos e das Nações Unidas para que enviassem tropas para garantir a segurança em locais estratégicos, ao temerem que infra-estruturas vitais, como portos, aeroportos, terminais petrolíferos e o transporte de produtos petrolíferos, fossem alvo de distúrbios.

Washington anunciou que enviará equipas de investigação do FBI e do Departamento de Segurança Interna ao Haiti para ajudar a investigar a morte de Jovenel Moise.

O assassínio do Presidente haitiano, morto na sua residência, destabilizou ainda mais o país mais pobre do continente americano e levou o Governo haitiano a declarar o estado de sítio por um período de 15 dias.

Sugerir correcção
Comentar