“Face às dúvidas suscitadas”, MAI suspende reconversão de ala da prisão de Caxias para colocar imigrantes

Dezenas de organizações consideraram “retrocesso civilizacional” a instalação de imigrantes na ala sul de Caxias, apesar de desactivada. Protocolo assinado em Fevereiro entre SEF e prisões foi suspenso. MAI diz que tem três milhões para melhorar e construir centros de instalação.

Foto
LUSA/MIGUEL A. LOPES

A oposição pediu explicações, organizações não-governamentais da sociedade civil e católicas juntaram-se como poucas vezes o fizeram para criticar. Quase três semanas depois disso o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, recuou no projecto de reconversão da ala sul da prisão de Caxias em centro de instalação temporária de imigrantes e emitiu um despacho a suspendê-la. Essa solução está vertida num protocolo entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) desde Fevereiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários