Instagram

A “beleza da decadência” jaz nas casas abandonadas da América

©Bryan Sansivero
Fotogaleria
©Bryan Sansivero

A primeira casa abandonada que o norte-americano Bryan Sansivero fotografou foi uma mansão colonial do século XVIII, na Pensilvânia, EUA. "Havia um piano lindíssimo e outros artefactos dos anos 1800 completamente intocados, apenas ali pousados a apodrecer", disse o fotógrafo ao P3, em entrevista. "Fiquei fascinado e, desde então, decidi documentar outras propriedades." A sua colecção de fotografias de lugares abandonados é vasta e pode ser conhecida integralmente na sua página de Instagram, @st.severus, que recentemente mereceu a atenção do The New York Times.

"Adoro o mistério de explorar os lugares, desconhecendo o que irei encontrar no interior." São os objectos pessoais que mais o emocionam. "Especialmente os brinquedos de criança ou objectos tipicamente familiares. Quase sempre existem fotografias de família nessas casas, algumas muito antigas, outras mais recentes." É através dos objectos que a propriedade revela a sua história. "Olhando-os conseguimos perceber se a casa foi amada ou se houve alegria no seu interior. Há muitos momentos em que sinto que algo de mau aconteceu; talvez um divórcio ou uma morte que tenha conduzido a casa ao estado de abandono. O que sinto no interior é o que tento comunicar através da minha fotografia."

Um dos lugares mais fascinantes que visitou foi uma mansão abandonada que tinha sido, outrora, um lar de idosos da alta sociedade. "Tinha aproximadamente 50 quartos, estava completamente intocado e invadido pela natureza. Havia um salão com um tecto muito alto e um piano que era espectacular." Esse pode ser visto na imagem número 13 desta fotogaleria. "Cada quarto tinha tinta a descolar. Foi uma descoberta incrível e um dos melhores lugares que fotografei." 

Algumas das melhores imagens que o fotógrafo de 36 anos realizou ao longo dos últimos cinco anos foram compiladas no fotolivro American Decay, que está disponível no site do autor. Mas é no Instagram que vai dando a conhecer as suas descobertas com mais frequência. 

"Esta casa famosa de 1894 tem um longo historial de acontecimentos terríveis. Inicialmente construída para ser um refúgio do casal que a construiu, todos os seus filhos ficaram doentes após a mudança. Um deles morreu de febre tifóide. Muitos anos depois, uma das crianças que sobreviveu teve uma filha que que caíu nas escadas e morreu. Pouco tempo depois, a mãe morreu. Cheia de objectos, incluindo alguns carros antigos que estão em torno da propriedade, a casa permanece vazia, lembrando a família que já lá viveu e morreu."
"Esta casa famosa de 1894 tem um longo historial de acontecimentos terríveis. Inicialmente construída para ser um refúgio do casal que a construiu, todos os seus filhos ficaram doentes após a mudança. Um deles morreu de febre tifóide. Muitos anos depois, uma das crianças que sobreviveu teve uma filha que que caíu nas escadas e morreu. Pouco tempo depois, a mãe morreu. Cheia de objectos, incluindo alguns carros antigos que estão em torno da propriedade, a casa permanece vazia, lembrando a família que já lá viveu e morreu." ©Bryan Sansivero
"Uma verdadeira casa assombrada"
"Uma verdadeira casa assombrada" ©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
"Cinderella's Castle"
"Cinderella's Castle" ©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
Primavera de 2020
Primavera de 2020 ©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
"Descobri este internato abandonado em Nova Iorue, no início de 2014. Não imaginam o que é 'tropeçar' num lugar como este. Os que conhecem a sensação sabem que é agridoce, triste.""
"Descobri este internato abandonado em Nova Iorue, no início de 2014. Não imaginam o que é 'tropeçar' num lugar como este. Os que conhecem a sensação sabem que é agridoce, triste."" ©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
©Bryan Sansivero
Primavera de 2020
Primavera de 2020 ©Bryan Sansivero