John McAfee (1945-2021), um pirata nas Caraíbas

Pioneiro na área da cibersegurança e criador do antivírus McAfee, virou o Belize do avesso e tornou-se suspeito de homicídio e narcotráfico. Envolveu-se com prostitutas adolescentes, tentou ser candidato dos libertários à Presidência dos EUA e acabou com a própria vida numa cela de prisão em Espanha, suspeito de burlas com criptomoedas.

Foto
McAfee, em 2019, numa entrevista em Havana, Cuba Reuters/ALEXANDRE MENEGHINI

A história de John McAfee iria sempre acabar mal, restava apenas saber como, quando e onde: a morte por suicídio, no final de Junho, numa cela de prisão nos arredores de Barcelona. Um remate biográfico dissonante no panteão dos criadores do nosso quotidiano tecnológico, mas pouco surpreendente para quem foi acompanhando, ao longo dos últimos anos, um processo insólito e muito público de decadência que envolveu suspeitas de homicídio e narcotráfico, relações com prostitutas adolescentes e ambições presidenciais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários