Vaticano anuncia que Papa Francisco “reagiu bem” à cirurgia

Esta foi a primeira hospitalização conhecida do Papa desde que foi escolhido para liderar a Igreja Católica, em 2013.

Foto
Papa Francisco foi operado LUSA/GIUSEPPE LAMI

O Papa Francisco “reagiu bem” à intervenção cirúrgica deste domingo à noite, num hospital de Roma, anunciou o Vaticano.

Numa declaração ao final do dia, um porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que Francisco, de 84 anos, teve anestesia geral durante a cirurgia, não revelando, porém, quanto tempo durou a operação.

O Vaticano já tinha informado que o Papa Francisco tinha sido internado na tarde deste domingo num hospital em Roma para uma cirurgia programada ao intestino grosso.

A notícia foi dada apenas três horas depois de Francisco ter saudado alegremente o público na Praça de São Pedro e lhes ter dito que iria à Hungria e à Eslováquia em Setembro.

Esta foi a primeira hospitalização conhecida do Papa desde que foi eleito para líder máximo da Igreja Católica, em 2013.

A breve declaração do gabinete de imprensa da Santa Sé prometeu então uma actualização médica após a cirurgia realizada na Policlínica Gemelli, um hospital-escola católico. O Vaticano não disse quando começaria a cirurgia.

O Vaticano disse tinha sido diagnosticada uma “estenose diverticular sintomática do cólon” ao Papa, uma referência a um estreitamento no intestino grosso. A cirurgia deveria ser realizada por Sergio Alfieri, o director do departamento de cirurgia digestiva de Gemelli.

Uma semana antes, Francisco, na sua habitual aparição dominical, pediu ao público orações especiais para si próprio, um apelo que pode ter sido relacionado com a cirurgia planeada. “Peço-vos que rezeis pelo Papa, rezeis de uma forma especial”, disse aos fiéis na praça a 27 de Junho. “O Papa precisa das vossas orações”, afirmou, acrescentando o seu agradecimento e dizendo “sei que o farão”.

Um diverticulum é uma saliência tipo bolsa através da parede muscular do intestino. Quando a diverticula fica inflamada - uma condição comum, especialmente em pessoas mais velhas -, parte do intestino pode por vezes estreitar e pode ser necessária cirurgia, de acordo com os gastroenterologistas. Tal cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral, possivelmente com uma intervenção laparoscópica.

O Papa Francisco está, em geral, de boa saúde, mas não tem parte de um pulmão desde jovem. Também sofre de ciática, uma condição dolorosa que o obrigou por vezes a adiar aparições programadas.

O Papa teve um conjunto de acções particularmente exigentes na semana passada, incluindo a celebração de uma missa, na terça-feira, para assinalar o dia da festa católica em honra dos Santos Pedro e Paulo e, no final da semana, uma oração pelo Líbano.

A 28 de Junho, teve também uma longa audiência privada, no Vaticano, com o secretário de Estado norte-americano, António Blinken. Em todos esses compromissos, Francisco parecia estar de bom ânimo.

Normalmente, além da tradicional bênção de domingo ao meio-dia e das suas palavras de uma janela do Palácio Apostólico com vista para a Praça de São Pedro, o pontífice realiza uma audiência pública todas as quartas-feiras. Mas, com o calor de Roma, as audiências foram suspensas para as quartas-feiras de Julho.

Os médicos do Gemelli já trataram anteriores Papas, nomeadamente João Paulo II, que fez várias cirurgias naquele hospital, inclusive depois de ter sido baleado por um jovem na Praça de São Pedro, em 1981.

João Paulo II teve vários problemas médicos nos seus últimos anos de vida, incluindo complicações graves da doença de Parkinson, e teve numerosos internamentos em Gemelli.

Sugerir correcção
Comentar