Os EUA mal retiraram do Afeganistão e Cabul já nem um terço do país controla

As tropas afegãs têm abandonado cidades e zonas rurais sem resistir. Numa noite, mais de mil soldados afegãos fugiram dos taliban para o Tajiquistão, à medida que os rebeldes aceleram a ofensiva no Norte.

Foto
Posto de controlo instalado junto a Kandahar, depois de os taliban terem tomado a zona de Panjwai, nos arredores M SADIQ/EPA

O facto de os taliban lançarem ataques generalizados para coincidir com a retirada das tropas dos Estados Unidos era esperado. “Mas a escala e a velocidade do colapso das forças de segurança nacionais afegãs não era”, lê-se numa análise recente do think tank Afghanistan Analysts Network. Escrita antes dos avanços das últimas semanas – e da saída dos últimos soldados norte-americanos da base de Bagram, o centro de comando da guerra, na sexta-feira –, esta análise descrevia “a queda abrupta do moral dos membros das forças afegãs e uma nova confiança entre os combatentes taliban de que a vitória militar se aproxima”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários