Primoz Roglic e Van der Poel abandonam o Tour

Holandês vai concentrar-se na preparação para a prova olímpica de “cross-country”, enquanto o esloveno não resistiu aos efeitos das quedas na corrida francesa.

Foto
LUSA/CHRISTOPHE PETIT-TESSON

O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo) desistiram da Volta a França. O primeiro tomou a decisão um dia depois de ter sido destronado da liderança pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), na oitava etapa, enquanto Roglic deixa a prova para a qual era um dos favoritos ao triunfo.

Van der Poel, de 26 anos, vestiu a camisola amarela da 108.ª edição da “Grande Boucle” durante seis dias, depois de ter vencido a segunda etapa, no Muro de Bretanha, tendo “caído” no sábado para o 44.º lugar.

O neto de Raymond Poulidor, o “eterno segundo”, já tinha admitido ponderar, na segunda-feira, dia de descanso, a continuidade na corrida, uma vez que o seu grande objectivo para esta temporada é o ouro olímpico na prova de “cross-country” (XCO) em Tóquio2020, marcada para 26 de Julho.

Já Primoz Roglic, segundo classificado da Volta a França no ano passado, abandonou a prova francesa devido às lesões resultantes da queda sofrida na terceira etapa. “O atleta e a Jumbo-Visma decidiram que Roglic vai abandonar a Volta a França. O esloveno não estará à partida para a nona etapa, em Cluses, e vai concentrar-se em novos objectivos”, pode ler-se no site oficial da formação holandesa.

O esloveno de 31 anos, que no ano passado perdeu a vitória no Tour para Tadej Pogacar no contra-relógio do penúltimo dia, caiu nos últimos quilómetros da terceira etapa da 108.ª edição e, no sábado, acabou a oitava tirada a quase 35 minutos do seu jovem compatriota, novo camisola amarela da prova.

“Tomámos esta decisão juntos. Não faz sentido continuar desta maneira. Agora, é tempo de recuperar e procurar novos objectivos. Estou muito desapontado por ter de deixar o Tour, mas tenho de aceitar. Permaneço optimista”, assegurou o bicampeão da Volta a Espanha.

Sugerir correcção
Comentar