Max Verstappen alcança pole position na Áustria

Lando Norris surpreende com a segunda melhor marca da qualificação. Britânico George Russell conseguiu chegar pela primeira vez à Q3.

Foto
Reuters/CHRISTIAN BRUNA

O líder do Mundial de Fórmula 1, Max Verstappen (Red Bull), alcançou a pole position para o Grande Prémio da Áustria (domingo, às 14h), com Lewis Hamilton (Mercedes) a não ir além da quarta posição na grelha. O holandês conquista, assim, a terceira pole consecutiva, quarta da temporada.

O tempo de Verstappen, neste sábado, foi 0,012 mais rápido do que a volta que, há uma semana, lhe valeu também a pole position, na mesma pista de Red Bull Ring, mas a contar para o Grande Prémio da Estíria. Na sessão de qualificação para a nona prova do Campeonato do Mundo, o piloto da Red Bull fez a sua melhor volta logo à primeira tentativa, em 1m03,720s, deixando Lando Norris (McLaren) no segundo lugar, a 0,048s - alcança a melhor marca da carreira.

Já Sergio Perez (Red Bull) terminou na terceira posição na qualificação, à frente de Lewis Hamilton, que não foi além dos 1m04,014s, ficando a 0,294 de Verstappen. Este quarto lugar é o pior desempenho de Hamilton no Q3 no Red Bull Ring desde 2014.

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) foi apenas quinto classificado, com 1m04,049s.

Último esforço de Pérez

Se Verstappen não conseguiu melhorar na sua derradeira tentativa, Pérez aproveitou a última volta lançada para bater os dois Mercedes, podendo servir de “tampão” aos dois monolugares da formação germânica.

No entanto, Verstappen terminou a qualificação agastado com a equipa pela posição em que o enviou para a pista, na frente do pelotão, vulnerável a ataques como o de Lando Norris, que por pouco não roubou a pole ao holandês.

Nota ainda para o nono lugar de George Russell, num Williams, uma vez que o piloto britânico conseguiu chegar pela primeira vez à Q3.

Verstappen chega à nona corrida do ano na liderança do campeonato, com 18 pontos de vantagem para Hamilton, sete vezes campeão do mundo, cuja renovação com a Mercedes por mais dois anos foi anunciada neste sábado. com agências

Sugerir correcção
Comentar