A “política” do acidente de Eduardo Cabrita

Pedir a demissão de Eduardo Cabrita por estar no banco de trás de um carro que gera um acidente mortal não cabe nos valores de uma sociedade e de uma classe política decentes

O atropelamento de um cidadão que trabalhava nas obras de uma auto-estrada pelo automóvel onde seguia o ministro Eduardo Cabrita saiu num instante do rol dos casos do dia em que se relatam os acidentes e transformou-se numa questão política. Bem se sabe que o ministro geriu da pior forma possível a comunicação da ocorrência, não explicando ou deixando no ar dúvidas legítimas sobre a responsabilidade do motorista, sobre as circunstâncias do atropelamento, sobre as contradições na existência ou não de avisos das obras ou sobre a velocidade a que o automóvel circulava. Mas sabe-se também que Eduardo Cabrita não é o ministro ou o cidadão com direito a imprevistos: é o político mais criticado do Governo. A conjugação destas duas realidades deu lugar a um circo que usa um acidente trágico para criar uma ideia de culpa ou irresponsabilidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 122 comentários