Partidos nacionalistas formam nova aliança no Parlamento Europeu

Declaração conjunta sobre o futuro da Europa foi subscrita por 16 partidos que têm 115 eurodeputados distribuídos em três bancadas. Mas os signatários dizem que não pretendem formar um novo grupo parlamentar.

Foto
Matteo Salvini e Marine Le Pen, entre o holandês Geert Wilders e o búlgaro Veselin Mareshki, leader of Bulgarian party Volya, em Milão, na campanha para as europeias de 2019 ALESSANDRO GAROFALO/Reuters

Um grupo de 16 partidos políticos do extremo mais à direita do espectro político europeu, entre os quais a União Nacional de Marine Le Pen, a Liga de Matteo Salvini, o Vox de Santiago Abascal, o PiS de Jaroslaw Kaczynski e o Fidezs de Viktor Orbán, divulgou esta sexta-feira uma declaração conjunta sobre o futuro da Europa, onde criticam a “ideologia burocrática e tecnocrática de Bruxelas” e se insurgem contra o “caminho federalista” da União Europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários