Japão avisa que Jogos Olímpicos podem decorrer à porta fechada

Surto de covid-19 em Tóquio na base da discussão entre os dirigentes nipónicos.

Foto
Os Jogos de Tóquio 2020 poderão vir a não ter espectadores Reuters/ISSEI KATO

As incertezas em torno dos Jogos Olímpicos de Tóquio continuam a adensar-se quando faltam cerca de três semanas para o seu início. O primeiro-ministro japonês avisou ser possível que o evento, cujo início está previsto para dia 23, decorra à porta fechada, devido ao actual surto da covid-19 na capital.

É “possível que não haja espectadores” nos Jogos Olímpicos, disse Yoshihide Suga, na quinta-feira à noite. “Actuaremos com a segurança do povo japonês como nossa principal prioridade”, sublinhou.

Em Junho, a organização de Tóquio 2020 decidiu autorizar a presença do público residente no Japão, mas com uma redução de 50% da capacidade de cada recinto olímpico e com um limite máximo de dez mil pessoas.

Na altura, organizadores e autoridades japonesas avisaram que as restrições podiam ser maiores se a situação sanitária piorasse novamente.

Os espectadores podem ser excluídos de algumas provas que se realizem à noite ou em grandes locais, noticiou nesta sexta-feira o diário japonês Yomiuri.

Uma decisão deverá sair da próxima reunião entre Comités Olímpicos e Paralímpicos Internacionais, Governo japonês, autoridades de Tóquio e Comité Organizador japonês), disse nesta sexta-feira o Ministro dos Jogos Olímpicos, Tamayo Marukawa.

Os meios de comunicação locais noticiaram já que o Governo japonês está a considerar prolongar por duas a quatro semanas as restrições em Tóquio, actualmente previstas para se manterem até 11 de Julho.

Fonte próxima do comité organizador disse à Nippon TV que “é inevitável” uma extensão destas medidas.

Estas novas restrições, que poderão ser anunciadas pelo Governo na próxima semana, devem ser aplicadas até à abertura dos Jogos Olímpicos, ou mesmo durante todo o período do evento.

As restrições vão afectar bares e restaurantes, aos quais será pedido que fechem portas ao início da noite, e também vão limitar a cinco mil o número de espectadores em grandes eventos, como competições desportivas ou concertos, entre outros.

Em Março, as autoridades proibiram a presença de espectadores oriundos do estrangeiro para assistir aos Jogos Olímpicos, que terminam em 8 de Agosto.

Os casos diários de covid-19 estão actualmente a subir em Tóquio, que registou mais de 700 novas infecções na quarta-feira, o número mais elevado desde finais de Maio. Mais de 670 casos foram detectados na quinta-feira.

O Japão registou 14.754 mortos e 802.038 casos desde o início da pandemia, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins (EUA). Cerca de 11% da população japonesa recebeu até agora duas doses da vacina.

Sugerir correcção
Comentar