Projecto Another Rose, de Sofia Santos Silva, vence Bolsa Amélia Rey Colaço

Criação documental e musical pretende dar a conhecer e reflectir sobre a história e a missão do grupo activista Gulabi Gang, fundado por mulheres no norte da Índia.

Foto
Pawan Kumar/ REUTERS

O projecto Another Rose, de Sofia Santos Silva, venceu a 4.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, anunciou esta sexta-feira o Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII).

Another Rose pretende dar a conhecer e reflectir sobre a história e missão de um grupo activista – o Gulabi Gang – fundado por mulheres, com sede em Uttar Pradesh, no norte da Índia, que pretende funcionar “como uma resposta à violência sistémica e à discriminação generalizada” que pende sobre as mulheres naquela sociedade. “Em formato documental e musical, este projecto será um cântico de resistência e união transversal, um espaço de compaixão transformada em acção política e humana”, acrescenta o comunicado.

O júri, composto por Magda Bizarro, Patrícia Portela, Rui Horta e Rui Torrinha, considerou o projecto Another Rose "inovador e pertinente, desafiando o diálogo com o grupo activista Gulabi Gang, pelos direitos da mulher na Índia”.

Criada em 2018, em homenagem ao papel pioneiro da actriz e encenadora Amélia Rey Colaço (1898-1990) na história do teatro português, a bolsa que tem o seu nome é atribuída anualmente e visa apoiar jovens artistas e companhias emergentes. Com um montante de 22.000 euros, a bolsa é promovida conjuntamente pel'A Oficina (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), o TNDMII (Lisboa) e o Teatro Viriato (Viseu). O valor do prémio destina-se a apoiar a produção do projecto vencedor, que terá ainda acesso a quatro residências artísticas, em Guimarães, Montemor-o-Novo e Viseu. O espectáculo terá estreia no Teatro Viriato em 2022 e será depois apresentado nos restantes espaços parceiros da bolsa.

A 4.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço recebeu 44 candidaturas, das quais o júri seleccionou oito para entrevistas. Parlamento Elefante, de Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça; Aurora Negra, de Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Iracema; e Ainda Estou Aqui, de Tiago Lima, foram os projectos vencedores das edições anteriores da bolsa Amélia Rey Colaço.

Sugerir correcção
Comentar