Internamentos por número de casos em mínimos da pandemia, mas cuidados intensivos resistem à tendência

Aumento de casos não tem sido acompanhado por uma subida ao mesmo ritmo do número de internamentos. Por outro lado, as hospitalizações em unidades de cuidados intensivos são agora uma fatia maior dos internamentos. Indicador obriga a que seja necessário continuar a controlar a incidência e impedir sobrecarga do SNS, diz o matemático Carlos Antunes.

Foto
Número de internados por caso está a descer em Portugal Manuel Roberto

Desde a ressaca da terceira vaga que Portugal não registava um número tão alto de internados por covid-19. O indicador tem aumentado consecutivamente, assim como os de doentes em unidades de cuidados intensivos. Mas nunca houve tão poucas entradas nos hospitais por cada infecção detectada, e a redução deste rácio deve-se apenas a uma menor ocupação das enfermarias: a porção de casos graves tem subido entre os internamentos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários