Glex Summit 2021: acompanhe-nos numa expedição pela Terra, Oceanos e Espaço

A decorrer entre Lisboa e S. Miguel, a cimeira sobre exploração e ciência reúne os principais exploradores do mundo para debater e apresentar as maiores expedições do momento. À boleia do Glex Summit 2021, convidamo-lo a explorar algumas das missões científicas que estão a marcar o mundo. Prepare-se: esta é uma viagem pela Terra, pelo fundo dos Oceanos e pelo Espaço.

estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria

De 6 a 8 de Julho em Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara, e em Ponta Delgada entre 9 e 10 de Julho, no Teatro Micaelense, a elite da exploração e da ciência de todo o mundo reúne-se em Portugal para uma segunda edição do Glex Summit, sob o lema explorar e aprender, que acontece durante comemoração dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Com abertura em Lisboa e encerramento em São Miguel, a nova edição desta conferência acontece de forma híbrida, presencialmente e com transmissão online, e é uma organização da Expanding World e do Explorers Club de Nova Iorque. Conta com mais de 80 oradores, entre astronautas, aquanautas, astrofísicos, exploradores polares, biólogos, conservacionistas, geólogos, realizadores, cientistas espaciais e planetários, caçadores de tempestades, arqueólogos, paleontólogos, ecologistas, surfistas de ondas gigantes ou vulcanólogos. Entre os convidados principais estão Alan Stern, astrofísico e líder do programa New Horizons da NASA; o físico inglês e um dos mais conhecidos apresentadores de programas da BBC sobre ciência Brian Cox; a bióloga marinha Sylvia Earle; Nina Lanza, team leader da NASA que está responsável pelo Perseverance Rover na sua viagem a Marte; Richard Garriott, astronauta e o novo presidente do Explorers Club de Nova Iorque e Fabien Cousteau, aquanauta e documentarista. Entre os portugueses, estarão Hugo Vau, o mais reconhecido surfista de ondas gigantes em Portugal; Ricardo Conde, presidente da PTSpace, a agência espacial portuguesa ou Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Azul. Conheça alguns destes exploradores:

Fabien Cousteau, aquanauta conservacionista do oceano e documentarista
Richard Garriott, astronauta particular, pioneiro da exploração espacial civil e presidente do Explorers Club
Nina Lanza, Team leader da NASA que está ao ‘comando’ do Preseverence Rover na sua viagem a Marte
Alan Stern, astrofísico e engenheiro aeroespacial da NASA
Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa
Fotogaleria
Fabien Cousteau, aquanauta conservacionista do oceano e documentarista

Esperam-se abordagens à exploração espacial e dos Oceanos e à exploração polar. Entre outros temas, debater-se-ão problemáticas mais específicas, como a conservação de santuários naturais como os Açores, a Gorongosa e a Amazónia ou os fenómenos como tsunamis e ondas gigantes. Como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade ambiental do Planeta será um tema transversal e omnipresente, assim como as alterações climáticas.

Foto
Pexels

Dia 1. Uma estação de investigação submersa

No primeiro dia desta cimeira sobre exploração e ciência, os debates são quase todos sobre os Oceanos, onde se introduzem conceitos como a “Década dos Oceanos”, a “Próxima Geração Debaixo de Água” ou a “Economia Azul”. Às 14h45 de 6 de Julho, e durante quinze minutos, poderemos ouvir o aquanauta e defensor dos Oceanos Fabien Cousteau falar sobre o projecto o “Project Proteus”, inspirado numa ideia do avô Jacques-Yves Cousteau, cineasta e oficial da Marinha Francesa, em criar o maior laboratório subaquático do mundo, uma ideia que ainda está em projecção e que custará cerca de 135 milhões de dólares. “Proteus” é a primeira grande invenção da Ocean Learning Center, uma organização sem fins lucrativos empenhada em educar as pessoas sobre os nossos Oceanos e em conservá-los, fundada por Cousteau.

A história e o amor deste aquanauta pelo mar, que aprendeu a mergulhar com apenas 4 anos, já tem várias décadas. Em 1963, o seu avô viveu durante 30 dias num laboratório subaquático no Mar Vermelho, e estabeleceu um recorde mundial de tempo a viver debaixo de água. Em 2014, Fabien Cousteau quebrou esse recorde e viveu 31 dias a bordo do Aquarius, um laboratório de investigação subaquática a nove milhas da costa da Florida, com a sua equipa. Espera-se que conte essa aventura neste Glex Summit, como já o fez em TED Talks, e que deslinde sobre o futuro do seu projecto subaquático, uma espécie de Atlântida real e com foco na investigação científica.

Como será o Proteus, aquele que será o maior laboratório subaquático do mundo

Voltar ao guia

Foto
NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

Dia 2. Explorar e estudar Marte

O segundo dia do evento é dedicado ao espaço. Espera-se o debate de temas como “Quebrar barreiras no Espaço”, “Arqueologia do Espaço”, “Além de Marte” e “Detritos Espaciais”. É particularmente aguardada a discussão do painel “Breaking Barriers in Exploration & Science”, às 11h20 de dia 7 de Junho, que conta com a intervenção de Nina Lanza, principal investigadora do instrumento ChemCam a bordo do Mars Science Laboratory Curiosity Rover, investigadora da NASA e líder do projecto Perseverance Rover, que 18 de Fevereiro deste ano aterrou com sucesso no Planeta Vermelho, e que está à procura de sinais de vida numa região do planeta onde se acredita que o ambiente antigo tenha sido propício para tal. Oiça aqui a primeira gravação de áudio de sons em Marte, captada pelo instrumento SuperCam no projecto Perseverance Rover. 

Aterragem do Rover Perseverance na cratera Jazero, em Marte, a 18 de Fevereiro de 2021

Será certamente interessante ouvir a Team Lead nesta talk a falar sobre uma das mais missões mais almejadas pelo Homem: descobrir potencial para vida em Marte. Por que razão é tão importante fazê-lo é a explicação que se aguarda por parte de Lanza, neste segundo dia. A investigação actual de Lanza centra-se na compreensão da origem e natureza dos minerais de manganés em Marte e como estes podem servir como potencial bioassinatura (qualquer substância ou fenómeno que forneça evidência científica de vida passada ou presente). Ou seja, está a estudar a existência ou possibilidade de existência de vida em Marte, e como a atmosfera, água, solo, e potencialmente vida podem estabelecer-se neste Planeta. 

A não perder, ainda, estão as entrevistas de Richard Garriot, às 15h35, onde se espera a presença do convidado David Blaine, ilusionista americano e performer extremista, conhecido pelas suas proezas de resistência de alto nível, e que contará como estabeleceu e bateu vários recordes mundiais, sob o tema “Explorando os Extremos da Fisiologia Humana.” 

Foto
Pexels

Voltar ao guia

Dia 3. Conservação da Natureza

Ao terceiro dia de Glex Summit fala-se da urgência que é apostar na conservação de santuários naturais, como é o caso dos parques Gorongosa, em Moçambique, e da floresta da Amazónia, amplamente afectada pelas alterações climáticas e pelos incêndios que tiveram lugar em 2019. A conversa avança para a exploração do solo do Árctico, com testemunhos de investigadores nesta região. Dominique Gonçalves, responsável pelo Parque Nacional da Gorongosa, e do projecto de defesa dos elefantes em Moçambique, será uma das oradoras neste 8 de Junho.

Parque Nacional da Gorongosa, santuário natural 

Dominique Gonçalves é actualmente Gestora do Projecto Ecologia de Elefantes, onde investiga o movimento dos elefantes e a expansão do seu raio de acção em relação ao uso do habitat e ao chamado Conflito Homem-Elefante (HEC). Batalha pela aplicação da lei e do desenvolvimento sustentável, espera construir a coexistência entre as comunidades e a vida selvagem nas zonas circundantes ao parque, e contará essa sua missão neste painel do Glex Summit. Um exemplo de perseverança e dedicação à protecção da Natureza, que promete ser inspirador. Mais tarde, discute-se ainda ciência e circum-navegação.

Foto

Voltar ao guia

Dia 4. Tsunamis, tubarões e biodiversidade nos Açores

Um tema que suscita sempre interesse, de miúdos e graúdos, os fenómenos dos tsunamis e das ondas gigantes estarão entre os debates do penúltimo dia, além das talks “Tubarões e Baleias” e “Geoparques, diversidade e conservação”, com foco nos Açores. Beverly Goodman, geoarqueóloga, falará sobre a biodiversidade dos Açores, o primeiro arquipélago do mundo a ter sido distinguido como Destino Sustentável e que, em 2021, foi apontado como o destino mais seguro da Europa pela European Safe Destination.

Da parte da manhã, Dan Tchernov, mentor do projecto CETI, Amos Nachoum, fotógrafo, e Martin Nweeia, especialista na baleia narval, conversam sobre baleias, enquanto Rima Jabado e Jorge Fontes contarão histórias incríveis sobre tubarões, o domínio de ambos. Há ainda a muito aguardada entrevista a Hugo Vau, surfista de ondas gigantes, pelas 12h35.

Às 15h, Rodrigo Medellin, conhecido como “Bat Man of Mexico”, professor de Ecologia e Conservação no Institute of Ecology at the National Autonomous University of Mexico, também falará da importância da conservação dos geoparques e da preservação da biodiversidade, um tema transversal a este summit.

Voltar ao guia

Onde comprar bilhete para o Glex Summit 2021

Pode adquirir bilhete diário ou o passe para os quatro dias do evento no site do Glex Summit 2021.

Sugerir correcção
Comentar