Quem tomou 1.ª dose da AstraZeneca até 25 de Abril pode tomar 2.ª até domingo

As duas doses das diversas vacinas devem ser administradas no mesmo centro de vacinação.

Foto
Foi reduzido de 12 para oito semanas o intervalo entre as doses na vacina da AstraZeneca Reuters/NYIMAS LAULA

As pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca até 25 de Abril devem dirigir-se até domingo ao mesmo centro de vacinação para receber a segunda dose, informou fonte da task force do plano de vacinação.

Esta informação surge após ter sido reduzido de 12 para oito semanas o intervalo entre as doses na vacina da AstraZeneca.

Segundo a fonte, na Área Metropolitana de Lisboa (AML) o funcionamento dos centros de vacinação para a toma da segunda dose da AstraZeneca é, globalmente, das 17h às 21h (alguns podem encerrar às 20h) e, na Área Metropolitana do Porto (AMP), das 17h às 20h.

Contudo, explica a task force, há alguns centros na AMP que poderão igualmente funcionar até às 21h, pelo que se aconselha a consulta de horários na página da Administração Regional de Saúde do Norte.

Para os restantes centros de vacinação no país, os utentes devem consultar o respectivo horário localmente.

Na próxima semana (de 5 a 11 de Julho) serão os utentes que foram vacinados com a primeira dose entre 26 de Abril e 16 de Maio que se devem dirigir ao centro de vacinação, enquanto quem recebeu a primeira dose entre 17 e 23 de Maio deve tomar a segunda após 12 de Julho.

Questionada pela Lusa, a mesma fonte afirmou que as duas doses das diversas vacinas devem ser administradas no mesmo centro de vacinação e que não está prevista a possibilidade de, em período de férias, as pessoas poderem levar a segunda dose em local diferente.

De acordo com o mais recente relatório semanal da vacinação covid-19, divulgado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), mais de metade da população portuguesa (53%) já foi vacinada com pelo menos uma dose, o que equivale a mais de 5,3 milhões de pessoas.

Segundo o documento, 5.335.683 pessoas já receberam pelo menos uma dose e 3.295.132 têm a vacinação completa, o que representa 32% da população.

Desde o início do plano de vacinação contra a covid-19, a 27 de Dezembro de 2020, Portugal já recebeu mais de 9,5 milhões de vacinas, com 8,3 milhões já distribuídas pelos postos de vacinação do território continental e pelas duas regiões autónomas.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários