Retrato de David Hockney por Lucian Freud vendido por 17 milhões de euros

Considerado “um dos mais magistrais retratos entre pares alguma vez executados numa tela”, o quadro, realizado em 2002, foi leiloado esta terça-feira em Londres pela Sotheby’s.

Foto

O retrato de David Hockney pintado por Lucian Freud foi vendido esta terça-feira em Londres, num leilão promovido pela Sotheby’s, por 14,9 milhões de libras esterlinas (cerca de 17,3 milhões de euros).

O quadro, realizado no Verão de 2002, quando o modelo, David Hockney, tinha 65 anos e Lucian​ Freud, que morreria em 2011, estava prestes a fazer oitenta anos, estava estimado entre 8 e 12 milhões de libras, mas uma renhida disputa entre cinco coleccionadores acabou por elevar o preço final acima das previsões da leiloeira.

Exemplar final de uma série de retratos de personagens célebres — entre cujos modelos se contou a rainha Isabel II —, o quadro nunca mais tinha sido visto em público desde que integrou, em 2012, a exposição de Lucian​ Freud que a National Portrait Gallery promoveu em Londres pouco depois de o artista ter morrido.

David Hockney, um dos pintores mais valorizados do mundo — em 2018, a sua obra Portrait of an Artist (Pool with Two Figures) alcançou 90,3 milhões de dólares num leilão da Christie’s em Nova Iorque — foi retratado por Lucian​ Freud “em plena reflexão, revelando a sua afectividade e a sua curiosidade”, descreve a Sotheby’s, que considera a pintura “um dos mais magistrais retratos entre pares alguma vez executados numa tela”.

Hockney descreveu a experiência de posar para Freud como “memorável e agradável” e considerou o retrato muito conseguido. “Todas as horas que passei sentado se foram sobrepondo no retrato — ele acrescentou sempre, raramente terá retirado alguma coisa, e isso é realmente visível”, disse o pintor.

Comparando o trabalho de Freud ao de Cézanne, Hockney afirmou ainda acerca deste retrato: “Não sou eu, é o relato de estar a olhar para mim feito por um pintor muito inteligente e muito talentoso”.

David Hockney teve de posar durante algumas centenas de horas e Freud deixou-o fumar, pedindo-lhe apenas que não contasse a Kate Moss, já que a famosa modelo estivera recentemente na mesma situação e não lhe fora concedido esse privilégio.

A Sotheby’s não revelou a identidade do comprador, adiantando apenas que a obra foi disputada telefonicamente por “cinco coleccionadores determinados”, representados por agentes da leiloeira em Londres, Nova Iorque e na Ásia, pelo que não se sabe se um dos licitantes poderá ter sido o próprio David Hockney.

Sugerir correcção
Comentar