Criado um novo teste PCR à covid-19 capaz de identificar a variante Delta

Assim como fez para a variante Kent, a empresa Unilabs criou um teste PCR que permite identificar “de forma fiável” a variante Delta.

Foto
A estirpe B.1.617.2, associada à Índia e agora denominada variante Delta, já é a principal em Portugal Nelson Garrido

A empresa Unilabs desenvolveu um novo teste PCR que consegue identificar especificamente a nova variante Delta do coronavírus, diz a empresa em comunicado. Utilizando a mesma técnica que criaram para detectar a variante de Kent, a empresa admite que este novo teste pode ajudar num melhor combate à pandemia e à variante Delta.

“A variante Delta está a espalhar-se rapidamente e, muito em breve, será a variante dominante da covid-19 em várias partes da Europa. Neste sentido, as nossas equipas desenvolveram um teste capaz de identificar de forma fiável esta variante”, garante Timóteo Guimarães, coordenador da unidade covid-19 da empresa.

A estirpe B.1.617.2, associada à Índia e agora denominada variante Delta, já é a principal em Portugal. De acordo com o relatório de monitorização das “linhas vermelhas” elaborado pela Direcção-Geral da Saúde e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a variante Delta esteve presente em 51,2% das 9221 amostras sequenciadas.

Este novo teste surge na altura em que a variante Delta, predominante na segunda vaga de infecções pelo novo coronavírus na Índia, foi detectada em 14 países africanos e está a impulsionar uma terceira vaga de infecções no continente, alertou na quinta-feira passada a OMS.

Sugerir correcção
Comentar