Covid-19: frequência da variante Delta com subida galopante e chegou a 55,6% em Junho

De acordo com o relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, a variante Delta teve “uma subida galopante” na frequência relativa a nível nacional, mas a sua distribuição “é ainda muito heterogénea entre regiões”.

Foto
Coronavírus SARS-CoV-2 NIAID

A frequência da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 aumentou de forma galopante num mês, passando de 4% em Maio para 55,6% em Junho, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa). 

De acordo com o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, divulgado pelo Insa, a variante Delta, associada inicialmente à Índia, teve “uma subida galopante” na frequência relativa a nível nacional, mas a sua distribuição “é ainda muito heterogénea entre regiões”.

Segundo o Insa, a distribuição da variante Delta varia entre 3,2% (Açores) e 94,5% (Alentejo), mas, tendo em conta a tendência observada entre Maio e Junho, “é expectável que esta variante se torne dominante em todo território nacional durante as próximas semanas”.

Do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 46 apresentam a mutação adicional K417N na proteína da espícula (que é responsável pela entrada do SARS-CoV-2 nas células humanas), refere o instituto. No entanto, sublinha, cerca de 50% destes casos restringem-se a apenas duas cadeias de transmissão de âmbito local, o que sugere que a sua circulação comunitária é ainda limitada, sendo a frequência relativa deste perfil (Delta+K417N) na amostragem nacional de Junho de 2,3%.

De acordo com o relatório, entre as novas sequências analisadas, a variante Alfa (B.1.1.7), associada inicialmente ao Reino Unido, foi detectada por sequenciação com uma frequência relativa de 40,2% na amostragem nacional de Junho, evidenciando uma forte redução de frequência a nível nacional (88,4% em Maio). Contudo, explica o Insa, “esta variante é ainda a mais prevalente na região Norte (62,7%) e nas regiões autónomas dos Açores (96,8%) e Madeira (69,8%)”.

O relatório do Instituto Ricardo Jorge dá ainda conta de que a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1) mantém-se baixa, sem tendência crescente nas últimas amostragens. “Em particular, destaca-se que a variante Beta foi detectada a uma frequência de 0,1% e em apenas duas regiões (Lisboa e Vale do Tejo e Região Autónoma da Madeira)”, refere.

Segundo o documento, até à data foram analisadas 9846 sequências do genoma deste coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 284 concelhos de Portugal. No âmbito da vigilância genómica que o Insa está a coordenar, foram obtidas 1087 sequências da amostragem nacional de Junho de 2021, a qual incidiu nos dias 2 a 15 de Junho. Esta amostragem envolveu laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo um total de 131 concelhos.

A partir de Junho, o Insa adoptou “uma nova estratégia de monitorização contínua da diversidade genética do novo coronavírus em Portugal”, a qual assenta em “amostragem semanais de amplitude nacional” “Esta abordagem permitirá uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos temporais entre análises”, considera o instituto.

Sugerir correcção
Comentar