Confirmadas duas colisões de estrelas de neutrões com buracos negros

Uma equipa internacional de astrofísicos captou um sinal de ondas gravitacionais que finalmente confirmam a detecção de uma fusão há muito tempo esperada que envolve uma estrela de neutrões e um buraco negro. Aliás, na verdade, os sinais que chegaram à Terra são de duas fusões destes pares nunca vistos.

Foto

Quem espera, sempre alcança e, por vezes, o prémio da persistência pode ser chegar em dobro. Após vários anos de exploração, uma equipa internacional de astrofísicos confirmou a detecção de duas fusões entre um buraco negro e uma estrela de neutrões. O sinal das ondas gravitacionais dos dois eventos foi captado em Janeiro de 2020, com apenas dez dias de intervalo, e o anúncio oficial foi feito esta terça-feira com um artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar