Os suevos deixaram uma basílica e um palácio em Braga, que agora quer recuperar essa herança

Quando se instalou em Bracara Augusta e a fez capital do seu reino, a monarquia sueva quis mostrar o seu poder. Ergueu uma basílica e um palácio em Santa Marta das Cortiças e dali controlava o território. O que dos suevos resta no monte foi engolido pela vegetação e pelo esquecimento. Há quem diga que o estado dos vestígios é “escandaloso”, mas a Câmara de Braga quer recuperar a estação arqueológica e já tem planos.

Foto

Os mais de 560 metros de altitude em que se eleva o cume do monte de Santa Marta das Cortiças, em Braga, não chegam para que a respiração falhe. Mas o que dali se mira pode mesmo fazer com que se perca o fôlego: é como se estivéssemos num camarote com vista para quase toda a cidade de Braga, mas também para Guimarães e Barcelos. Com sorte, em dias mais simpáticos, avista-se a foz do Cávado, lá ao fundo e, noutra direcção, a serra da Cabreira, por exemplo. Se alguém, há muitos séculos, tivesse construído ali um palácio — e até uma basílica — teria “um domínio visual sobre grande parte” do território por si controlado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar