Suécia conta com o banco para surpreender Ucrânia

Nórdicos foram uma das revelações da fase de grupos, tendo terminada à frente da Espanha.

Foto
Reuters/ANTON VAGANOV

Uma selecção que surpreendeu no Grupo E, que conquistou à frente da favorita Espanha, e uma selecção que deixou indicações mais interessantes do que atestam os três pontos somados no Grupo C. Suécia e Ucrânia medem forças, em Glasgow (20h, SportTV), na terça-feira, à procura de uma vaga nos quartos-de-final do Euro 2020.

Andriy Shevchenko, antiga glória do futebol ucraniano e actual seleccionador, mostrou ontem ter a lição estudada. “Temos de ser cautelosos com as bolas paradas, porque a Suécia é forte. Será também importante ganhar as segundas bolas, vai haver muita luta em campo”, começou por analisar. “Eles são uma equipa muito organizada, que tem um certo estilo e que é fiel a ele. Há coisas que fazem muito bem, como os passes verticais. E são muito fortes fisicamente, raramente perdem duelos”.

Se Janne Andersson terá ficado satisfeito com os elogios ou preocupado com a avaliação detalhada do homólogo da Ucrânia, só ele saberá. Na conferência de imprensa, o técnico sueco mostrou-se bem-humorado, especialmente quando o tema foi o rendimento que tem conseguido extrair a partir do banco nesta competição.

No triunfo sobre a Eslováquia, Andersson apostou em Robin Quaison e o avançado ganhou quase de imediato o penálti que resultou no 1-0; diante da Polónia, lançou Dejan Kulusevski e o atacante da Juventus esteve na origem de dois dos três golos dos nórdicos (venceram por 3-2). As decisões do seleccionador têm acertado na mouche, mas aparentemente nem todos os adeptos estão convencidos.

“Podemos sempre decidir se fazemos as substituições muito cedo ou muito tarde, é uma discussão eterna, ainda para mais com a minha mulher, Ulrika. Ela diz que eu faço as substituições sempre demasiado tarde”, revelou, sem conter o riso quando lhe perguntaram se nem a entrada de Kulusevski a convenceu. “Por princípio, ela nunca concorda com as minhas alterações”.

Tão ou mais atento que Ulrika, estará certamente Shevchenko, que enfrenta uma Suécia com mais opções do que nos últimos anos.

Sugerir correcção
Comentar