Madeira na “lista verde” britânica provoca aumento imediato da procura e mais 65 mil reservas

“Foi uma reacção imediata, energética de grande volume de reservas”, revelou o secretário do Turismo madeirense Eduardo Jesus.

Foto
Andreia Gomes Carvalho

A reacção do mercado britânico à reentrada da Madeira na lista verde dos viajantes “foi imediata e energética”, provocando um “grande volume de reservas” que ascendem a 65 mil lugares em Julho e Agosto, disse o secretário do Turismo madeirense

“Foi uma reacção imediata, energética de grande volume de reservas”, disse Eduardo Jesus à agência Lusa.

Depois de ter colocado Portugal na lista vermelha, o Governo britânico fez a 24 de Junho uma “discriminação positiva” em relação à Madeira, na sequência de diligências efectuadas pelas autoridades regionais junto das autoridades e operadores britânicos e devido à situação epidemiológica favorável registada na região.

Nesse dia, o Governo britânico anunciou que o arquipélago da Madeira, as ilhas Baleares e algumas das Caraíbas, incluindo Barbados, foram adicionadas à “lista verde” de viagens internacionais e isentas de quarentena na chegada a Inglaterra. 

As alterações, que também incluíram vários territórios ultramarinos do Reino Unido, entram em vigor já na quarta-feira, revelou o ministro dos Transportes, Grant Shapps.

O secretário do Turismo da Madeira revelou que logo após este anúncio “houve um operador que é significativo para a Madeira que referiu que num só dia registou a mesma quantidade de reservas que habitualmente teria numa semana”.

“Portanto, o mercado está ávido desta possibilidade de viajar para Madeira e precisa de segurança”, sublinhou.

O responsável destacou que esta região autónoma portuguesa tem uma das ilhas [Porto Santo] considerada “covid free” e a Madeira regista cerca de 60 casos activos. “Essa segurança que temos na região conseguiu ser comunicada finalmente junto dos decisores ingleses para que se fizesse justiça e colocasse a Madeira onde tem de estar, que é o corredor verde”, argumentou.

Eduardo Jesus sublinhou que “com esta confiança reconquistada, as reservas surgem automaticamente”.

O governante mencionou que a Madeira tem neste momento 65 mil lugares do mercado britânico contratados em aviação directa, havendo ainda outros passageiros “que vão chegar depois de escalas nos aeroportos de Lisboa e Porto” — 28 mil lugares em Julho e 37 mil em Agosto.

“Mas só nestes, que temos a certeza da quantidade de lugares já disponibilizados pelas companhias que operam entre os dois territórios, é desta dimensão” o volume de reservas, indicou.

Eduardo Jesus salientou que estas operações constituem “um contributo bastante forte”. “Vamos ver se não há aqui mais nenhum impedimento que nos condicione esta trajectória” de retoma do turismo prevista para o verão, salientou.

O secretário regional reforçou que o Governo Regional vai desencadear a mesma “vaga” de diligências para tentar reverter também a decisão do Governo da Alemanha, que colocou Portugal na lista vermelha, não fazendo qualquer diferenciação baseada na situação de segurança registada na Madeira, onde não foi ainda detectada a variante Delta, inicialmente detectada na Índia.

Esta decisão da Alemanha está a provocar sucessivos cancelamentos dos viajantes daquele país, numa altura em que a região tinha “6.200 lugares disponíveis nos aviões em regime de voo directo da Alemanha para a Madeira que se vão perder nos próximos 14 dias”, referiu.

De acordo com os últimos dados divulgados sábado relativos à situação epidemiológica no arquipélago da Madeira pela Direcção Regional de Saúde, este território registou sete novos casos de infecção por SARS-CoV-2 e mais 11 doentes recuperados, existindo 61 situações activas.

Esta região também mantém os 72 óbitos associados à doença desde 25 de Maio e tinha quatro doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, nenhum ocupando a Unidade de Cuidados Intensivos.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários