Van der Poel vence etapa no Tour veste a amarela e recorda o avô

O ciclista holandês tem a liderança da prova presa por oito segundos.

Foto
Van der Poel apontando para o céu, lembrano o avô, no momento da sua vitória Reuters/MICHAEL STEELE

O ciclista holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) impôs-se neste domingo no Muro de Bretanha, ponto final da segunda etapa da Volta a França, assumindo a liderança da geral na sua estreia no Tour.

Van der Poel atacou no quilómetro final dos 183,5 quilómetros desde Perros-Guirec e cortou a meta com o tempo de 4m18m30s, seis segundos diante dos eslovenos Tadej Pogacar (UAE Emirates) e Primoz Roglic (Jumbo-Visma), respectivamente segundo e terceiro na etapa.

Graças às bonificações, o holandês de 26 anos vestiu a amarela da Volta a França, algo que o seu avô, o “eterno segundo” Raymond Poulidor, nunca conseguiu. Por isso mesmo, ao cortar a linha de meta, o holandês apontou para o céu, dedicando o momento ao seu antepassado.

Van der Poel lidera com oito segundos de vantagem sobre o anterior líder, o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), com Pogacar, campeão em título, na terceira posição, a 13 segundos.

Na segunda-feira, o pelotão cumpre a terceira etapa da 108.ª edição da “Grande Boucle”, uma ligação de 182,9 quilómetros entre Lorient e Pontivy, naquela que será a primeira chegada talhada para os sprinters.

Sugerir correcção
Comentar