“Uma retractação ocasional não desacredita uma revista, é um sinal do seu rigor e seriedade”

David Marçal é bioquímico, mas dedica uma generosa parte do seu tempo a comunicar ciência. Em tempo de pandemia, tem falado sobre os riscos da desinformação, as perigosas teorias de conspiração e os inacreditáveis negacionistas. Desta vez, o PÚBLICO confrontou-o com os erros na ciência.

Foto
David Marçal Filipa Fernandez

Houve pressa e certamente alguma precipitação no que se refere às publicações de artigos científicos em tempos de pandemia, admite David Marçal questionado pelo PÚBLICO sobre a sede de saber e partilhar conhecimento nos últimos meses. O bioquímico tinha falado recentemente num debate na Universidade do Minho sobre algumas formas eficazes de “vigiar” as retracções dos artigos, como a base de dados Rectraction Watch. O PÚBLICO fez-lhe algumas questões sobre este assunto. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar