Consumo de tabaco desceu, mas pandemia travou consultas para deixar de fumar

Duas das metas traçadas pela DGS para o ano passado foram cumpridas: reduzir a prevalência de fumadores na população com 15 ou mais anos para um valor inferior a 17% e travar o aumento do consumo de tabaco nas mulheres.

Foto
LUSA/Cabalar

O consumo de tabaco desceu nos últimos cinco anos. Em Portugal Continental, em 2019, a prevalência de fumadores foi de 16,8%, o que representa menos 3,1 pontos percentuais face a 2014, refere o relatório do Programa Nacional para a Prevenção do Controlo do Tabagismo da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Apesar de terem sido cumpridos alguns dos principais objectivos traçados para 2020, o ano passado foi também de desafios por causa da pandemia. Apenas “estiveram em funcionamento 152 locais de consulta de apoio intensivo à cessação tabágica, o que representou um decréscimo de 35,3% face a 2019”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar